Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Estado segue em trabalho remoto até dia 18

Defensoria Pública do Estado segue em trabalho remoto até dia 18

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado permanecerá, do dia 12 a 18 de abril de 2021, prioritariamente em trabalho remoto. A decisão foi estabelecida por meio da Portaria nº: 631-2021, expedida pela defensora pública geral, Elizabeth Chagas, no último domingo, 11 de abril, e se alicerça na necessidade de medidas urgentes para colaboração à contenção do novo Coronavírus (Covid-19) e em concordância com Decreto Estadual nº 34.031/2021, de 10 de abril de 2021. O documento está disponível no site da instituição, na aba de publicações de Portarias Normativas.

A subdefensora Sâmia Farias esclarece que a prorrogação se dá estritamente ao compromisso institucional com a saúde e segurança de todos. “Estamos em um período bem delicado, onde temos que ter atenção redobrada e muita prudência em cada decisão. Então, seguindo o decreto estadual, continuaremos com todas nossas atividades por meio dos canais remotos até que seja seguro retornarmos ao presencial. Vale ressaltar que este fato em nenhum momento desfavorece o acesso do nosso assistido à instituição, já que todo o formato de trabalho foi, desde o início da pandemia, adequado ao formato de teletrabalho”, pontuou a subdefensora.

As atividades dos defensores(as), colaboradores(as) e estagiários(as) serão mantidas de modo remoto, ressalvados os casos que apresentem extrema necessidade de atendimento presencial, conforme termos da IN nº 78/2020 – art. 8º. As atividades administrativas seguem a mesma norma, e em situações que precise do comparecimento presencial, este deverá acontecer de forma excepcional e em sistema de rodízio, visando exclusivamente solucionar situações específicas, sob a supervisão da Secretaria Executiva, CDC e CDI.

A decisão respeita as circunstâncias epidemiológicas atuais da Covid-19 na capital do Estado, assim como a necessidade de contenção do agravamento da pandemia e o compromisso de  preservar a saúde das defensoras públicas, defensores públicos, colaboradores, servidores, estagiários e população assistida que necessita do atendimento da Defensoria Pública.

O expediente da Defensoria se dá pelos canais virtuais (atendente virtual, e-mail, whatsapp e telefones) – como já vem acontecendo. No site seguem disponibilizados, no banner vermelho, a relação de contatos tanto da Capital quanto do interior.