Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Assistente virtual da Defensoria, Dona Dedé supera os 40 mil pré-atendimentos

Assistente virtual da Defensoria, Dona Dedé supera os 40 mil pré-atendimentos

Publicado em

“Eu tinha processado meu ex no começo do ano pra ele pagar a pensão dos nossos filhos. Marcamos uma audiência, mas ele não pôde participar. Depois disso, eu não sabia como agir. Um dia, eu falei pra uma prima sobre minha situação e ela me indicou entrar no site da Defensoria e usar o chat. Me ajudou demais e é bem simples de conversar. Só digitei o processo e soube como agir. Depois de uns dois meses, consegui marcar uma nova audiência e chegamos a um acordo para a pensão”. O relato da dona Maria do Socorro, de 48 anos, faz parte dos mais de 40 mil pré-atendimentos feitos por Dona Dedé.

Desde que foi criada, em 14 de agosto de 2020, a assistente virtual da Defensoria faz, em média, 2.600 pré-atendimentos por mês. Para o assessor de Desenvolvimento Institucional da instituição, defensor Victor Montenegro, o número confirma o êxito da ferramenta. “O contexto de distanciamento social necessário devido à tragédia sanitária trouxe diversos desafios. A Dona Dedé nos ajudou nesse período a abrir novos caminhos para garantir o acesso à justiça. E foi muito bem recebida pelos assistidos. Esses mais de 40 mil atendimentos provam isso. Mesmo com nosso retorno presencial, ela continua sendo muito usada”, avalia.

A assistente virtual também tem uma excelente aceitação pelo público da Defensoria, sendo aprovada por mais de 90% das pessoas que a utilizam. “Hoje, com a abertura das portas ao atendimento presencial, a Dona Dedé garante uma diversificação de caminhos para atendimentos pela Defensoria. Presencial e virtual. A ferramenta que se mostrou muito importante no contexto pandêmico fica como patrimônio da Defensoria para ampliar o seu alcance perante a sociedade”, acrescenta Victor Montenegro.

A assistente virtual realiza diariamente dezenas de pré-atendimentos e fornece dados referentes a processos já existentes, além de informar ao cidadão sobre o andamento de sua ação no âmbito familiar, cível, criminal e outras áreas. Dentre as demandas que surgem, destacam-se as de natureza familiar, relacionadas à paternidade, pensão alimentícia, guarda, divórcio e separação.

Do total de interações, 20.200 são relacionadas à família, correspondendo a 50,28% dos atendimentos. Em seguida os âmbitos cível e criminal se destacam na quantidade de atendimentos, com 4.111 e 3.826, respectivamente. As demandas concernentes à área de direitos humanos chegam a 2.899, enquanto assuntos envolvendo o direito da saúde somaram 2.895 interações com a Dona Dedé. Fecham a lista de atendimentos por área de atuação: Consumidor (2.244), Idoso (1.706), Moradia (1.265) e Infância (1.031).

Para aqueles que ainda não recorreram à Dona Dedé, mas precisam de suporte no primeiro atendimento, a assistente virtual está no site da Defensoria. Ela está sempre no canto inferior direito da tela. Tanto faz se você acessa a Internet de computador ou smartphone.

Serviço
Site institucional – www.defensoria.ce.def.br
Alô Defensoria – 129