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Em meio à pandemia, Maranguape registra crescimento de atendimentos ao público

Em meio à pandemia, Maranguape registra crescimento de atendimentos ao público

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“2020 foi um ano atípico para todos, tivemos que repensar toda a rotina de atendimento ao público da Defensoria”, diz a defensora pública Sofia Frota da comarca de Maranguape, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. A pandemia do novo coronavírus provocou uma mudança na rotina em todos os setores das Defensorias do Ceará, tanto na capital, como no interior do Estado.

Em decorrência do decreto estadual, os atendimentos nas defensorias passaram a ser virtuais, porém, mesmo com as novas mudanças e adaptações a esses novos meios de comunicação, as duas defensoras de Maranguape não pararam, e somente no ano passado realizaram um total de 7.920 atuações, sendo 3.778 atendimentos. “Com a pandemia, os atendimentos passaram a se realizar de forma remota, por meio de telefone, e-mail e, principalmente, aplicativo do WhatsApp, o qual permitiu mais agilidade nos contatos com os assistidos”, comenta a defensora.

Para Sofia Frota, a elevação do número de atendimentos está associada à facilidade de acesso aos canais de comunicação através do WhatsApp que aumentou o potencial de assistência à população. Em relação às áreas de atuação, percebe-se ainda que a grande maioria dos atendimentos realizados pela instituição em 2020 foram nas áreas de família e de saúde. O avanço que a instituição obteve na prestação de serviço ao cidadão comparado ao ano de 2019 é notável, tendo um aumento de atendimento de quase 2%, mesmo em ano de pandemia e de adaptação a essa nova tecnologia.

A defensora pública Priscilla Holanda, que também atua na cidade, explica que a maior dificuldade que os assistidos enfrentaram no início do atendimento remoto foi no processo de triagem, pois muitos não conseguiam enviar todas as documentações necessárias e/ou com qualidade para dar continuidade no atendimento ou não entendiam o que era pedido no atendimento. A defensora comenta que para não prejudicar esses assistidos e facilitar o seu atendimento, os servidores ligavam e explicavam todo o processo por telefone, não havendo danos para nenhuma das partes.

Todos os atendimentos na Defensoria na cidade estão sendo realizados de forma remota. A defensora Priscilla Holanda comenta que essa forma de atendimento permanecerá enquanto a crise sanitária do novo coronavírus estiver vigente, de acordo com as portarias estabelecidas na Defensoria. Além disso, explica que o Fórum da cidade segue fechado para atendimentos e para que não haja aglomerações nesse espaço não estão ocorrendo exceções. “Pedimos para as pessoas que não tenham acesso à internet que efetuem uma ligação. Também entramos em contato com a própria UPA de Maranguape e com o Hospital para que, caso ocorra uma demanda de saúde urgente, a equipe possa entrar em contato direto com a Defensoria, intermediando este contato do assistido”, destaca.

As defensoras de Maranguape comentam que qualquer pessoa que precisar de assistência jurídica pode dar entrada nas ações, seja de urgência ou não, por meio dos canais de comunicação da Defensoria. Está sendo disponibilizado WhatsApp, por onde o assistido encaminha toda a documentação necessária para os números ou por meio de e-mail. Posteriormente, a equipe da Defensoria entra em contato com o cidadão e o encaminha para os próximos passos.

O defensor público Breno Vagner Bezerra Vicente, coordenador das Defensorias do Interior, destaca o empenho da Defensoria nesse momento crítico para a saúde. “A efetiva atuação da Defensoria Pública no interior do estado é ainda mais essencial no período de pandemia, pois é um período que intensifica ainda mais a vulnerabilidade de grande parte da população cearense. A Defensoria Pública é o instrumento para a garantia da promoção dos seus direitos. E, para tanto, tem mantido e ampliado os meios para acesso a população por vários canais e buscando a implementação e a modernização de outros”, ressalta o coordenador.

Serviço

E-mail: maranguape@defensoria.ce.def.br

Telefone: (85) 98400-6269