Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Gaets apresenta aos novos ministros do STJ demandas sobre atuação da Defensoria na Corte

Gaets apresenta aos novos ministros do STJ demandas sobre atuação da Defensoria na Corte

Publicado em

Liderados pela defensoras públicas cearenses Mônica Barroso e Patrícia Sá Leitão, representantes do Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (Gaets) apresentaram na última semana ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, demandas de atuação naquela corte. Os encontros marcaram a entrada de um novo membro ao Gaets, o defensor público estadual de segundo grau, Leonardo Moura.

O grupo foi recebido pelos novos ministros da Corte, Daniela Rodrigues Teixeira e Teodoro Silva Santos, que disse acompanhar de perto a atuação de Mônica Barroso na Defensoria Pública do Ceará (DPCE) e conhecer o trabalho que desenvolve em prol no estado. “Tanto no Ceará como em Brasília e demais estados, temos a certeza de que a atuação da Defensoria é essencial para o bom funcionamento da Justiça. Vamos trabalhar em parceria com as Defensorias, sempre abertos ao diálogo”, comentou o ministro.

Já a ministra Daniela Teixeira enalteceu a relevância do trabalho defensorial na promoção dos direitos de pessoas vulnerabilizadas afirmando que “(os/as defensores/as) desempenham importante papel na sociedade brasileira, marcada por profunda desigualdade social. Estamos irmanados na busca pela justiça.”

Mônica Barroso pontuou que, apesar do importante papel conferido pela Constituição à Defensoria, a atuação da instituição demorou a fazer parte da rotina dos tribunais superiores, o que denota a relevância do Gaets, aumentando a presença das DPs nessas instâncias. “A Defensoria em cada estado foi entendendo a importância de estarmos aqui em Brasília, de onde provêm os precedentes que alumiam nossas trilhas na defesa dos vulnerabilizados. Passamos a ser aceitos, admitidos e continuamos teimando”, disse a defensora, reforçando que o Gaets atua para mostrar, todos os dias, que a justiça só é possível quando se ouve a voz do povo na rua – papel cumprido com muita dedicação pelas Defensorias em todos os cantos do país.

Para a defensora Patrícia Sá Leitão, que se despede do Gaets para assumir outro compromisso profissional na Defensoria, a atuação em Brasília é essencial. “Eu seguirei acompanhando as discussões, atuações e debates no STF e STJ, porque entendo fundamental essa construção. A Defensoria deve chegar em todos os recantos e estar em Brasília é pautar estrategicamente os direitos de quem mais precisa”. Patrícia lançou recentemente uma coletânea de precedentes e entendimentos das Cortes Superiores na seara criminal e teve a oportunidade de entregá-la ao novo ministro cearense.