Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Livro do defensor público Jorge Bheron será lançado nesta sexta, 18

Publicado em

imagem livro bheron site

Com o título “Legitimação da Defensoria Pública para ajuizamento de ação civil pública tendo por objeto direitos transindividuais”, o livro do defensor público Jorge Bheron Rocha será lançado nesta sexta-feira (18), às 9h, no Auditório da Sede da Defensoria Pública. O livro será apresentado pelo professor de Direito Processual Civil, Luiz Rodrigues Wambier, responsável também pelo prefácio da obra. Na ocasião, o renomado jurista fará uma explanação sobre “A intervenção do amicus curiae no processo civil”. A programação faz parte das atividades da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

A obra acadêmica lançada é fruto da pesquisa realizada na pós-graduação do defensor, que teve a orientação da também defensora pública e assessora de relacionamento institucional, Amélia Rocha. “O que me motivou a publicar este livro, além do apoio que recebi, foi o fato de que a pesquisa é usada constantemente como referência no meio acadêmico, em monografias, artigos científicos e trabalhos de mestrado” destaca o autor.

Distribuída em 113 páginas, a pesquisa disserta acerca da legitimidade da Defensoria Pública, para a realização de ações civis públicas. Em 2007, período em que a pesquisa foi realizada, foi alterada o art. 5o da Lei no 7.347, de 24 de julho de 1985, criando a Lei n° 11.448/2007 que incluiu a Defensoria Pública no rol de legitimados para propor Ação Civil Pública.

Na época, a Associação Nacional do Ministério Público ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI, n° 3.943, que questionava a inclusão da Defensoria, afirmando que a atuação da Defensoria implicaria no exercício das atividades do MP, como conta o livro. Em sua pesquisa, Jorge Bheron contrapõe os argumentos da ADI e desenvolve um estudo que viabiliza a visão da Defensoria enquanto órgão que trabalha pela justiça e a promoção dos direitos humanos. “O livro possibilita, além de entendimento sobre as ações da Defensoria, um suporte para acadêmico e também para toda a comunidade que tem interesse, sobre o assunto” conclui.

Serviço:
Dia: 18 de maio
Hora:  09h
Local: Auditório Jesus Xavier de Brito da Defensoria Pública.
Avenida Pinto Bandeira, 1111, bairro Luciano Cavalcante.