Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

População de Beberibe é atendida pela Defensoria em Movimento; pedidos de divórcio são recorrentes

População de Beberibe é atendida pela Defensoria em Movimento; pedidos de divórcio são recorrentes

Publicado em

Após dois dias de triagem e orientações à população, encerrou nesta quinta-feira (19/10) a edição da Defensoria em Movimento no município de Beberibe, distante 80 quilômetros de Fortaleza. A estrutura para atendimento móvel foi montada na praça da Igreja Matriz e recebeu assistidos e assistidas durante toda a manhã. Os casos de divórcio foram os mais recorrentes.

Acompanhada da mãe e com o pequeno Alef a tiracolo, Maria Deysiani buscou assistência para dar entrada em um pedido de separação. Aos 26 anos, ela quer seguir com a vida ao lado do novo companheiro, com quem deseja casar. Para isso, entretanto, precisa encerrar perante a lei um relacionamento que, na prática, já acabou faz tempo.

“Fiquei sabendo do atendimento na praça pela Internet e achei muito bom. Arrisco dizer que foi melhor do que se tivesse sido num prédio. Hoje foi tudo mais fácil e mais rápido. Como meu ex já está com outra pessoa e aceita o divórcio, acho que vai correr tudo bem. A defensora deu entrada no pedido e me deu o número do protocolo para acompanhar o processo. Agora é esperar,” testemunha Deysiani.

Com a Defensoria em Movimento, comunidades cujo acesso à Justiça é difícil são beneficiadas pelo projeto de atendimento descentralizado da Defensoria Pública do Estado (DPCE). Os trabalhos de hoje foram acompanhados pela defensora geral Elizabeth Chagas, pela subdefensora geral Sâmia Farias, pela assessora de Relacionamento Institucional, defensora Lia Felismino, e pela subcoordenadora das defensorias do Interior, defensora Renata Peixoto.

“Essa estrutura é toda própria da Defensoria e é com ela que estamos rodando o Ceará oferecendo uma assistência jurídica de qualidade a quem mais precisa. E fazemos isso porque esse olho no olho faz toda a diferença pra gente. Por isso, queremos cada vez mais fortalecer esse projeto”, afirmou Elizabeth Chagas.

A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz, visitou as instalações da Defensoria em Movimento e revelou o desejo de uma nova edição do projeto vir à cidade no próximo ano. “Dessa vez, nós pedimos para o atendimento ficar no Centro porque muita gente passa por aqui, mas tem muita demanda no Interior. Essa é uma estrutura muito boa e vamos mobilizar ainda mais gente pra próxima vez”, declarou.