Presidente do Senado quer ouvir os defensores sobre pautas em tramitação
A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, integrou a comitiva do Colégio Nacional dos Defensores Públicos (Condege), juntamente com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), que fez visita oficial ao presidente do Senado Federal, o senador Eunício Oliveira (CE), nesta terça-feira (26), em Brasília. Estiveram no encontro, o vice-presidente do Condege, André Castro (DPG-RJ), o presidente da Anadep, Antonio Maffezoli (SP), o defensor geral da União, Carlos Eduardo Paz e os defensores gerais de vários estados do País.
Os defensores gerais fizeram a primeira visita institucional ao presidente do Senado e se colocaram à disposição para contribuir em pautas que coadunem com os temas da Defensoria Pública e seus assistidos.“É fundamental a participação da Defensoria no debate nacional dos projetos de lei e alterações constitucionais e legislativas que tramitam no Congresso e Senado. É importante que a gente possa trazer para essas discussões a visão do assistido da Defensoria Pública, da população brasileira mais vulnerável, a visão de defesa do cidadão e da garantia de direitos”, disse a defensora geral do Ceará, Mariana Lobo.
Para o presidente do Senado, a colaboração da Defensoria nos debates de temas, vezes tão polêmicos, auxiliará em um consenso que evite retrocessos na Legislação. “A Defensoria precisa estar dentro dessa discussão, sobretudo, em relação a violência. Caso o Congresso não escute aqueles que lidam no dia a dia com esses problemas, poderemos falhar ao votar decisões por impulso”, alertou Eunício.
Uma nova reunião ficou para ser agendada nos próximos dias. “A reunião foi muito positiva. O presidente Eunício Oliveira foi generoso no reconhecimento da importância do trabalho da Defensoria Pública, principalmente em um momento de crise econômica que passa o país”, disse o vice-presidente do Condege, André Castro.
O presidente da Anadep ressaltou o trabalho legislativo que vem sendo feito pelos defensores dentro da pauta de modificações de leis que repercutem diretamente na vida da população. “Apresentamos o trabalho dos defensores públicos para o acesso à Justiça e ressaltamos a nossa atuação legislativa, pois acompanhamos diversos projetos não só de interesse dos defensores, mas também pautas que atingem os usuários da Defensoria”, destacou o presidente da Anadep, Antonio Maffezoli.