Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Prisões indevidas continuam sendo realidade para muitos brasileiros

Prisões indevidas continuam sendo realidade para muitos brasileiros

Publicado em

Para a grande parcela da sociedade, ser preso é ter a dignidade manchada e o orgulho ferido. “A vida do ser humano fica marcada eternamente. A sociedade o rotula a partir do momento de sua prisão e, na maioria das vezes, mesmo após o cumprimento de pena ou mesmo após provar sua inocência, isso não vai mudar a opinião das pessoas, além dos diversos danos irreparáveis psicológicos e físicos”, comenta o supervisor Leandro Bessa, do Núcleo da Defensoria Especializada em Execução Penal (Nudep).

A prisão acarreta constrangimento, tempo perdido, falta de contato com o mundo exterior etc. Imagine, então, o sentimento daquele que sequer foi ouvido, intimado ou notificado de qualquer investigação que lhe envolva e tenha tido a prisão decretada. Ou a situação daquele que não cometeu crime e o Estado exerceu a pretensão punitiva sem observar aspectos formais e acabou por levar à cadeia alguém que sequer cometeu um ilícito penal!

Isso acontece com frequência em diversas delegacias do Brasil. De acordo com relatórios da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), somente através de erros no reconhecimento fotográfico, 90 prisões injustas foram registradas no Brasil, sendo 81% de pessoas negras, conforme relatório produzido com informações enviadas por defensores de dez estados brasileiros e publicado em fevereiro de 2021, realizado com base em dados do período de 2012 a 2020. 

“Na maior parte das vezes, acontecem situações nas quais não há propriamente flagrante e mesmo assim ele é lavrado, se tornando prisão ilegal. Acontecem também situações nas quais mandados permanecem indevidamente abertos por causa de falhas na comunicação para a devolução deles, além de prisões decorrentes de identificação de indivíduos”, pontua Leandro Bessa.

Para a defensora Aline Miranda, do Nudep, um sistema informatizado nas delegacias brasileiras é necessário para que situações como a do jardineiro Cícero José de Melo, que ficou mais de 15 anos preso por um crime que não responde na Justiça, não voltem a ocorrer. “Faz-se necessário um sistema informatizado que tenha a função de temporizador do aprisionamento de cada pessoa, computando os dias e permitindo alertas às instituições do sistema de justiça, de modo que a cada prazo pré-determinado seja possível a reavaliação da necessidade ou da manutenção da prisão”, sugere.

“Um ponto necessário e não tão procurado é a previsão de que o Estado indenize o cidadão por erro Judiciário, assim como àquele que ficar preso além do estabelecido na sentença. Isso é um direito fundamental e está previsto na Constituição Federal, no artigo quinto, inciso 75. Portanto, sempre que algum indivíduo se encontrar nessa situação deve buscar a reparação civil pelo dano causado”, revela Leandro Bessa.

Os defensores explicam como a família deve proceder após a prisão de um familiar. “O primeiro passo é identificar a razão do aprisionamento. Normalmente, ela busca essa informação com as próprias autoridades policiais. Se a prisão for em flagrante ou preventiva de um processo em andamento, ela deve procurar imediatamente o Núcleo de Assistência de Presos Provisórios da Defensoria para ser feito o pedido. Se a prisão for em decorrência de uma condenação definitiva, a busca deve ser feita pelo Nudep”, finalizam os defensores.

Os atendimentos da Defensoria seguem de forma remota, através do WhatsApp, e-mail e ligação telefônica. Informações sobre processos também podem ser fornecidas pela assistente virtual Dona Dedé, no site da Defensoria.

 

Leia mais em Custódia que salva, mas não livra o peso da injustiça

Serviço

Núcleo Especializado em Execuções Penais (NUDEP), em Fortaleza

Contato: (85) 3101.3448 e 3101.3437 – 9h às 12h – 14h às 17h

Celular: (85) 98223-3860 – 9h às 12h

Celular: (85) 99406-2836 – 14h às 17h

E-mail: nudep@defensoria.ce.def.br