Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto Pipa: Defensoria lança programa para atender crianças e adolescentes neurodivergentes, no Iprede

Projeto Pipa: Defensoria lança programa para atender crianças e adolescentes neurodivergentes, no Iprede

Publicado em
Texto e Foto: Matheus Araújo, Estagiário EM jornalismo
ILUSTRAÇÃO: Diogo Braga

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará(DPCE), em parceria com o Instituto Primeira Infância (Iprede), lança nesta segunda-feira (22/04) o Projeto Pipa – Direitos para Crianças e Jovens com Neurodivergência. A ação visa atender as pessoas que já procuram os serviços da instituição com demandas de saúde, educação entre outros direitos, expandindo o acesso aos direitos para essa faixa etária (0-17 anos). 

Os atendimentos serão realizados na sede do Iprede, localizado no bairro Cidade dos Funcionários e, de segunda a sexta, haverá atendimento jurídico necessário para as famílias que procurem o serviço. Para a defensora geral Sâmia Farias, essa parceria é de extrema importância para garantir o acesso aos direitos de pessoas com neurodiversidade. “Com o lançamento do projeto Pipa, nós vamos atender as múltiplas demandas dos familiares de crianças e adolescentes com neurodivergencias e que buscam seus direitos sejam por vias judiciais ou extrajudiciais. Essa parceria com o Iprede é uma oportunidade de concretizar essa rotina e também de ofertar um atendimento multidisciplinar, mais humano e em local apropriado”, com foco na educação em direitos, pontua Sâmia. 

Manhã de preparativos – As rodas de conversa serão rotina deste novo atendimento da Defensoria. Para isso, já nos preparativos para o lançamento, os defensores públicos Adriano Leitinho e Noêmia Landim, titulares da Defensoria da Infância e do Nadij, estiveram presentes na sede do Instituto para realizar uma conversa com os pais das crianças e adolescentes que frequentam o local. O momento ocorreu nesta quarta-feira (17/04), das 08h às 10h. 

 

Na ocasião eles explicaram um pouco sobre o programa, escutaram os questionamentos e relatos dos familiares. Mãe de uma criança atendida pelo Iprede, Kerliane Bezerra, frequenta o Instituto desde 2019. Ela destaca que esse novo serviço ofertado pela DPCE vai auxiliar e muito as famílias que necessitam. “Eu queria agradecer muito essa sensibilidade de trazer o atendimento da Defensoria para o nosso local de terapia, de assistência, de apoio mútuo, porque aqui a gente se apoia. São demandas que se tornam difíceis da gente ter o acesso à informação e se tem uma coisa que a gente aprende é que o conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente”, pontuou. 

O defensor Adriano Leitinho explica que esse projeto vai ampliar as demandas na área da infância. “Aqui no Iprede nosso intuito será garantir o direito não só da criança e do adolescente, mas também dos pais e familiares, enquanto indivíduos vulneráveis neste cuidados. Acesso à Justiça é educar e fornecer educação em direitos”, afirma o defensor. A defensora Noemia Landim reforçou que as rodas de conversa serão rotinas nesta atuação mais aproximada para mapear e ampliar ainda mais a atuação da instituição. “A Defensoria fará o possível para conseguir atender vocês da melhor maneira possível, garantindo seus direitos e de seus filhos”, conclui. 

 

O que é o projeto Pipa?
É uma iniciativa da Defensoria do Ceará, em parceria com o Iprede,  que vai atender, de forma exclusiva e diferenciada, crianças e adolescentes com neurodiversidade e a seus familiares em espaços adequados e adaptados. Essa atenção especializada e orientação jurídica ocorrerá em um ambiente acolhedor, garantindo um maior apoio a essas famílias, principalmente nas demandas de saúde e assistência social.

O que é neurodiversidade?
São as diferentes formas de funcionamento da mente humana. Os comportamentos e padrões que estão fora do ‘esperado pela sociedade’, são considerados neurodivergentes. Mas não devem ser encarados como uma doença ou incapacidade, pois há diversas formas de a mente funcionar sendo nosso dever contribuir para a inclusão e integração de todas as pessoas.

Serviço
Projeto Pipa
Lançamento do projeto no dia 22 de abril, às 10h, no Iprede
Rua Professor Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários