Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Setor psicossocial registra mais de 20 mil atuações em 2022 e alerta para o Janeiro Branco: tempo de cuidar da saúde mental

Setor psicossocial registra mais de 20 mil atuações em 2022 e alerta para o Janeiro Branco: tempo de cuidar da saúde mental

Publicado em

Dar entrada em uma ação para assegurar direitos ou ser acionado judicialmente para o cumprimento de deveres não é uma tarefa simples. Além de todo o esforço que envolve os trâmites naturais de um processo, o desgaste emocional é uma realidade.

Causas de família, saúde, criminais ou danos patrimoniais trazem as histórias de vida e dificuldades de cada um, e essas pessoas podem ser acolhidas pelo setor do Psicossocial da Defensoria Pública do Estado. Em 2022, o setor composto por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais realizou 23.215 procedimentos em atendimentos a casos complexos com uma escuta mais detalhada e humanizada, com encaminhamentos paralelos para a rede estadual.

Para a psicóloga e supervisora do Psicossocial, Andreya Arruda Amêndola, “as pessoas estão sempre tão sobrecarregadas, vivenciando uma vida ocupada demais e negligenciam sua saúde mental e seu bem estar. Quando chegam ao nosso atendimento apresentam muitos desgastes mentais que, muitas vezes, já refletem no físico também. Essa  desesperança encontra a Defensoria como a última luz no fim do túnel. Por meio de uma escuta cuidadosa e empática tentamos auxiliar a vislumbrar possibilidades e  a lidarem com suas situações preservando sua saúde mental”, explica.

Janeiro Branco – A campanha é um alerta para as questões relacionadas à saúde mental, depressão e o cuidado com os sentimentos. A supervisora explica que o tema é pautado justamente no início do ano novo pela associação ao recomeço e transformação. “O começo do ano nos traz a ideia daquela folha em branco onde podemos elaborar novos projetos, sonhos e metas. Durante os atendimentos, percebermos as fragilidades dos nossos assistidos, temos o compromisso de incentivar que tenham um olhar de autocuidado, consciência em relação a suas limitações e, sobretudo, aceitação para os direcionamentos de acompanhamentos especializados”.

PSICOSSOCIAL

  • Atendimento inicial da Defensoria (família e cível): (85) 3194-5025 (8h às 12h – 13h às 17h)
  • E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br