Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Site da Defensoria completa um ano de reformulação e supera 1 milhão de visitantes

Site da Defensoria completa um ano de reformulação e supera 1 milhão de visitantes

Publicado em

O site da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) alcançou no último ano um número recorde de visualizações. Nesse período, a plataforma digital recebeu 1.087.410 visitantes e destes, cerca de 600 mil são considerados novos usuários, o que significa que tiveram contato com a ferramenta pela primeira vez por meio daquele dispositivo utilizado. Entre as páginas mais visitadas estão a busca por telefones e formas de atendimento remoto, as notícias e as áreas de concurso e estágio. 

Nesta terça-feira, 22 de junho, o website completa um ano no ar. Em meio a pandemia, a equipe da Defensoria percebeu a importância de que – com o distanciamento social – precisaria chegar de forma mais facilitada ao seu público, com a navegação mais intuitiva para o usuário localizar o que precisa sem dificuldades. Assim, nasceu a nova proposta, realizada pelas equipes da Coordenadoria da Tecnologia da Informação e Assessoria de Comunicação, que tornaram o site mais atrativo, acessível, com fontes e padrões para cada tipo de deficiência, além de ser responsivo, ou seja, adaptado a qualquer plataforma de acesso. 

“Não paramos desde que começou a pandemia de buscar novas fórmulas para dinamizar o atendimento e de propor soluções ao cotidiano das pessoas mais vulneráveis para acessarem seus direitos. Mantivemos neste um ano o percentual de 90% de acessibilidade na Plataforma Asus do Governo Federal (que mede acessibilidade nos portais e páginas da internet). Agora estamos prestes a lançar o aplicativo Nossa Defensoria que vem aperfeiçoar ainda mais nossa forma de atendimento. São muitos avanços”, destaca a defensora geral Elizabeth Chagas.

O defensor Victor Montenegro, assessor de desenvolvimento institucional, ressalta que o uso das novas ferramentas no site cumprem a Lei Brasileira de Inclusão de Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015) e representam um enorme passo para a inclusão de pessoas ao acesso a informações e direitos. “O novo site garantiu maior acessibilidade aos conteúdos da Defensoria, aos assistidos e aos defensores. O número de acessos aumentou bastante, devido às mudanças implementadas. O layout também foi um item bem pensado para facilitar a interação. Além do chatbot da Dona Dedé que criou um novo canal de comunicação da defensoria com os nossos assistidos”, frisa o defensor.

Vale lembrar que a Defensoria também está nas redes sociais e todos esses canais cresceram mais de 60% de seguidores e interação durante a pandemia: Instagram (23,1mil seguidores), canal no Youtube (1,01 mil inscritos), página no Facebook (21,6 mil curtidas) e perfil no Twitter (1,3 mil seguidores). A Defensoria mantém uma atualização diária de matérias e postagens com intuito de promover a educação em direitos, o acesso aos serviços prestados, promover a transparência da gestão pública e divulgar assuntos de interesse público.

Serviço

Matérias mais acessadas da Defensoria entre 2020-2021

Como cobrar a pensão alimentícia atrasada em tempos de isolamento social (45.830 visitas)

Idosos a responsabilidade é de quem? (40.260 visitas)

Defensoria orienta sobre registro de nascimento de bebês na pandemia (31.659 visitas)

Mudanças no nome do genitor requer correção em documentação dos filhos (30.516 visitas)

Meu documento está errado e agora? (28.003 visitas)

Para reclamações e sugestões

Ouvidoria da Defensoria Pública do Ceará 

Celular: (85) 98706-6323 (atendimento via WhatsApp) / (85) 3278-7307 – (atendimento por ligação) – segunda a sexta-feira – de 8h às 12 horas e de 13h às 17 horas

E-mail: ouvidoria@defensoria.ce.def.br