Solenidade marca inauguração de nova sede da Defensoria em Camocim
A Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugurou nesta quarta-feira (20), uma nova sede em Camocim com a presença da defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, da secretária executiva do gabinete da Defensoria Pública, Elizabeth Chagas, do coordenador das Coordenadorias das Defensorias do Interior (CDI), Ricardo Batista e dos defensores públicos titulares da comarca, Rafael Piaia e Edmar Lopes.
Estiveram presentes na solenidade, a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, o prefeito do Município de Barroquinha, Ademar Pinto Veras, o presidente da Câmara Municipal de Camocim, Kléber Trévia Veras, o procurador do Município de Camocim, Alexandre Maia, a chefe do gabinete da Prefeitura de Camocim, Ana Elizabeth Rodrigues, a secretária de Assistência Social de Camocim, Francisca Josiane, a vereadora Lúcia Freitas, o promotor de justiça, Evânio Matos.
Para a defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo, a nova sede viabilizará a ponte entre os mais necessitados e o Estado, em um papel cada vez mais de diálogo e menos judicialização. “Entregamos a sede hoje na perspectiva de que possamos trazer cada vez mais a população para dentro da Defensoria Pública, que possamos cada vez mais ser o espaço de diálogo entre a sociedade e o Poder Público, seja o legislativo municipal, seja o executivo municipal. Unindo os objetivos em comum de todas estes entes que é melhorar a qualidade de vida da população carente de Camocim”, discursou.
A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, reiterou a importância da Defensoria Pública, principalmente no interior do Estado, e parabenizou o compromisso da defensora pública geral. “Estou me sentindo realizada, porque eu sei da luta da atual gestão em prol do crescimento da instituição. E, se formos perceber, há 12 anos, a história da Defensoria Pública era bem diferente. Hoje estar em uma sede como essa é um presente para o povo de Camocim. Coloco o município como parceiro desta instituição para que possamos fortalecer a parceria e beneficiar a população”.
Anteriormente, a sede da Defensoria Pública funcionava dentro do Fórum do município. Com a inauguração, a Defensoria Pública do Estado do Ceará passa a ter sede própria no município, que conta com gabinetes individualizados para os defensores públicos, espaço para os estagiários, copa, recepção e almoxarifado, melhorando o fluxo de atendimento para a população e o ambiente de trabalho dos defensores.
Segundo o defensor público de Camocim, Rafael Piaia, a nova sede é uma conquista. “Esse momento irá beneficiar bastante a população de Camocim, propiciando um atendimento individualizado e dedicado, onde vamos ter a oportunidade de ter mais efetividade nas audiências extrajudiciais e de conciliação. Anteriormente, estávamos situados no Fórum com uma estrutura precária e difícil. Então, só tenho a agradecer a população de Camocim, que será a maior beneficiada, e a defensora pública geral, Mariana Lobo, pela oportunidade”.
Para o defensor público Edmar Lopes Albuquerque, que atua na comarca há quase dez anos “a nova sede vai servir de vitrine para demonstrar a independência funcional da instituição. Além disso, o momento é histórico e de transformação, porque acreditamos que com essa nova estrutura, nosso atendimento será otimizado”. No primeiro semestre de 2017, foram contabilizados 2.909 atuações na comarca, já demonstrando o vertiginoso crescimento nas atuações, quando comparados ao ano anterior que registrou 3.014 atendimentos.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará em Camocim, funciona na Rua Antônio Zeferino Veras, 1523 B, Centro. Atende a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (88) 3621-2832