Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora pública geral recebe visita da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará

Publicado em

IMG_0072

Na tarde desta quinta-feira (02.03), a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo, recebeu a visita da presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará deputada estadual Raquel Marques (PT), para conhecer os trabalhos e projetos dos Núcleos de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) e o Núcleo de Habitação e Moradia (NUHAM) direcionados à população em situação de vulnerabilidade social.

Durante a reunião, a defensora pública geral, Mariana Lobo, destacou  a atuação da instituição em várias áreas, desde a questão dos grupos vulneráveis específicos, como os LGBT’s, onde já foi vitoriosa em ações de retificação de nome; às questões raciais, com acompanhamento individual de quem sofre violação de seus direitos nesse aspecto; às questões de moradia, no que tange à regularização fundiária e por fim à questão da pessoa com deficiência. “Atuamos em todas as questões relacionadas aos Direitos Humanos, sempre com o olhar focado na dignidade dessas pessoas. Um trabalho que temos desenvolvido com sucesso é o voltado para as questões das pessoas com deficiência. Juntamente com os movimentos sociais trabalhamos pela empoderamento dessas pessoas, no sentido de discutir e cobrar políticas públicas específicas para esse segmento”, destacou a defensora geral.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará atende cotidianamente denúncias de violação nas mais variadas áreas, recebidas pessoalmente ou por telefone, oferecendo orientação e solicitando providências às instituições responsáveis pela garantia dos direitos. Para a deputada Raquel Marques, a visita na Defensoria Pública do Ceará faz parte de uma “busca constante de estabelecer o diálogo com as entidades e abrir espaço para atuação da sociedade civil nas instâncias do Estado. Dessa forma, temos conseguido resultados significativos na difícil tarefa de sensibilização da sociedade para a questão dos direitos humanos”, destacou a deputada.

Participaram também da reunião a secretária executiva da Defensoria, Elizabeth Chagas, e dos defensores públicos José Lino Fonteles, supervisor do Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham); Sandra Sá, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac) e Jeritza Braga, supervisora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem).