Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoras públicas participam de audiência pública no CNJ

Publicado em

As defensoras públicas Regina Mara de Sá Palácio Câmara e Roberta Madeira Quaranta participam nesta quarta-feira, dia 11, da audiência pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, sobre o alcance das modificações trazidas pelo novo Código do Processo Civil, afetos à competência do CNJ.  A audiência pública é uma forma de garantir ouvir e dialogar com as instituições, ampliando o debate relativo à regulamentação de determinados temas do novo Código de Processo Civil.

Diante da complexidade do tema, cujos efeitos são amplos e repercutem diretamente na atuação de diversas instituições e funções (tribunais, defensores, promotores, magistrados, advogados, acadêmicos, servidores da justiça e entre outros), um Grupo de Trabalho foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça, que abriu inscrições para que os órgãos de todo o País explanassem sobre seis eixos distintos (atividades dos peritos, honorários periciais, leilão, demandas repetitivas, comunicações processuais e atualização financeira). Após o período de inscrições, o CNJ divulgou na lista dos habilitados.

O único órgão do Ceará classificado foi a Defensoria Pública do Ceará, selecionada para se manifestar sobre “Comunicações Processuais”, sendo a sustentação proferida pela defensora Regina Mara Palácio Câmara. Além do Ceará, a Defensoria do Rio de Janeiro será ouvida, nos eixos demandas repetitivas e honorários periciais.

O evento destina-se aos órgãos públicos, autoridades, entidades da sociedade civil e especialistas com experiência reconhecida que possam contribuir com esclarecimentos técnicos, científicos, administrativos, gerenciais, políticos, econômicos e jurídicos.