Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos do Ceará têm teses selecionadas no XIV Conadep

Publicado em

defensores2Dois defensores públicos do Ceará tiveram teses aprovadas para apresentação no XIV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Conadep), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Do total de 73 trabalhos inscritos, incluindo teses e práticas exitosas, 48 foram selecionados para apresentação no evento. Uma comissão julgadora vai definir os cinco primeiros colocados. O evento reunirá defensores públicos de todo o país para debater passado, presente e futuro da Defensoria Pública, inclusive no que tange aos desafios da implementação da EC80/2014.

A defensora pública Ana Mônica Anselmo de Amorim, que atua em Aracati, apresentará a tese “Por uma verdadeira Justiça Social, a Atuação Defensorial em Demandas Estratégicas”, escrita em parceria com a defensora pública da Paraíba, Monaliza Maelly Fernandes Montinegro de Morais.

O trabalho analisa o contexto processual contemporâneo, voltado à solução de demandas que afetam a coletividade como um todo, e a litigância estratégica pela Defensoria Pública como busca de uma solução direcionada à pacificação da sociedade.

Já o defensor público Jorge Bheron Rocha , titular do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp), apresentará a tese “A Atuação Defensorial como Amicus Democratiae: Fortalecendo as Relações Interinstitucionais e Prevenindo Violações a Direitos”. A tese foi escrita em parceria com o defensor público Bruno Braga Cavalcante, do Pará.

“Os trabalhos apresentados no Conadep já passaram por um filtro rigoroso com teses nacionais e durante o Congresso participarão de um concurso de práticas e teses. Esta é a segunda vez que sou selecionada, e essa iniciativa mostra um importante reconhecimento pela pesquisa, como práticas novas e instigantes relacionadas à Defensoria podem ajudar no desenvolvimento da instituição”, ressalta Ana Mônica Anselmo de Amorim.

Apresentações – A apresentação de práticas e de teses é considerada pela organização do congresso um dos pontos altos do Conadep, uma vez que o concurso de teses e práticas possibilita a troca de informações acerca da atuação das defensoras e defensores públicos em todo o país, além de fomentar a produção teórica sobre a instituição. Este ano, os trabalhos girarão em torno da temática “Defensoria Pública: Memórias, Cenários e Desafios” e serão apresentadas no Teatro Riachuelo, no dia 13 de novembro, a partir das 14h. A premiação será no mesmo dia, às 19h.