Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria acompanha moradores do Grande Jangurussu atingidos pelas chuvas

Publicado em

audiencia

O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac) participou, nesta quarta-feira (27), de reunião no Cuca Jangurussu, em Fortaleza, sobre a situação dos moradores do Grande Jangurussu que tiveram suas casas inundadas por conta das chuvas que atingiram a capital, na última semana. O encontro contou com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, representantes da Defesa Civil, Cruz Vermelha, Câmara Municipal e população dos bairros afetados.

A líder comunitária Tatiane Felix, 37 anos, teve a casa alagada e, por essa razão, apresentou suas reivindicações. “Nós pedimos que a Defesa Civil entrasse nos bairros, nas partes mais alagadas para que vissem a situação, pois algumas pessoas perderam tudo com as casas alagadas”, disse a moradora. Segundo Tatiane, logo após a reunião, a Defesa Civil visitou alguns moradores em situação crítica, como no Palmeiras II.

A defensora pública Sandra Moura de Sá, supervisora do Ndhac, acompanhou os encaminhamentos realizados na reunião. “A Defensoria está nesse momento de urgência e calamidade acompanhando a população, fiscalizando os serviços prestados e prometidos pela Prefeitura”, explica. A defensora acrescenta que o Ndhac, em parceria com o Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham), trabalhará em uma ação específica que trata da reparação dos danos materiais causados pelos alagamentos.

 

texto ndhac

Outros residentes da região, como a secretária Bruna Helem, de 23 anos, tiveram suas casas inundadas, mas não procuraram ajuda da Defensoria Pública Geral do Estado. “Não procurei ajuda, pois não sabia o que fazer, estava ajudando meus familiares. As pessoas mais atingidas, diretamente, da minha família foram minha tia, que tem 4 filhos, e minha irmã que está gestante”, conta Bruna.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará disponibiliza acesso à justiça gratuita para todos os moradores que foram afetados por inundações. Além do atendimento presencial nos núcleos especializados, como Ndhac e Nuham, ainda é possível buscar informações na Central de Atendimento ao Cidadão, o Alô Defensoria, por meio do telefone 129.

No mesmo dia da reunião, o prefeito Roberto Cláudio encaminhou mensagem à Câmara Municipal de Fortaleza para tratar dos auxílios financeiros que serão concedidos aos moradores de áreas afetadas pelas chuvas. O texto foi aprovado ainda na quarta-feira. As pessoas que estiverem cadastradas junto à Defesa Civil devem receber R$ 1 mil em auxílio para que possam retornar às suas casas.

 

SERVIÇO

Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (Ndhac)
Endereço: Rua Nelson Studart, S/N – Bairro Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE
Tel.: (85) 3194.5038

Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham)
Endereço: Rua Nelson Studart, S/N – Bairro Luciano Cavalcante – Fortaleza/CE
Tel: (85) 3194.5028

Dúvidas: Alô Defensoria – 129