Principal > Notícia > Defensoria em Movimento realiza ação do mês da mulher no Grande Bom Jardim

Defensoria em Movimento realiza ação do mês da mulher no Grande Bom Jardim

9 de março de 2018

def em movimentoEm comemoração ao mês da mulher, o projeto Defensoria em Movimento da Defensoria Pública do Estado do Ceará chega ao Grande Bom Jardim, bairro identificado com um dos maiores índices de feminicídio de Fortaleza, de 12 a 16 de março. O programa leva assistência jurídica gratuita aos bairros para facilitar o acesso das pessoas à justiça e terá como mote o combate à violência contra as mulheres, orientando acerca de seus direitos e abrindo espaço para diálogos com a comunidade.

Durante uma semana, a equipe do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) fará rodas de conversa e palestras de sensibilização, além dos defensores públicos que farão atendimentos jurídicos destinados aos moradores do bairro.

O Grande Bom Jardim foi escolhido para receber o evento em decorrência do aumento da taxa de homicídios de mulheres no território. Composto pelos bairros Canindezinho, Genibaú, Granja Portugal, Bom Jardim, Granja Lisboa e Siqueira, o Grande Bom Jardim teve o maior índice de crescimento de mortalidade feminina na capital, aumentando de oito casos para 16, que representa o dobro de ocorrências entre os anos de 2016 para 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.

Segundo a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga, este trabalho nas comunidades contribui para que as mulheres identifiquem os tipos de violência doméstica e para que conheçam seus direitos e saibam onde procurar ajuda. “Nosso objetivo é o empoderamento feminino e que as mulheres tenham consciência de que não estão sozinhas. A Defensoria promove uma política pública de educação em direitos, o que nos permite trazer mais dignidade e cidadania a todas elas”, ressalta a defensora.

Para a realização das ações, o Defensoria em Movimento conta com o apoio de organizações voluntárias do Grande Bom Jardim: Instituto Katiana Pena, Espaço Geração Cidadã, Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa e Associação dos Moradores. Segundo Rose Marques, da Assessoria de Relacionamento Institucional da Defensoria, o cronograma das atividades foi elaborado após reuniões com a equipe da Defensoria Pública e representantes das entidades, que discutem as deficiências locais e as principais problemáticas acerca da realidade das mulheres dos bairros. A ouvidora externa da Defensoria, Merilane Coelho, também esteve presente nos encontros preparatórios.

De 12 a 16 de março, o caminhão do Defensoria em Movimento estará estacionado na Praça Santo Amaro para os atendimentos gratuitos dos defensores públicos e para as rodas de conversa. O caminhão é climatizado, equipado com cinco computadores, impressoras, internet e todo o material necessário para o atendimento de defensores públicos, acompanhados de estagiários e de colaboradores que farão a triagem dos assistidos. O veículo para atendimento itinerante possui elevador para cadeirantes e tenda com capacidade para abrigar até 120 pessoas.

Defensoria em Movimento
Local: Praça Santo Amaro (Rua Maria Júlia Rocha, s/n)

Confira  a programação:

12/03 Segunda-feira
15h: Cortejo cultural pelas ruas da comunidade com Maracatu Nação Bom Jardim (saída da Praça Santo Amaro)
13/03 Terça-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
15h: Roda de conversa com mulheres no CRAS Bom Jardim (Rua Coronel João Corrêia, 2023 – Bom Jardim, Fortaleza – CE)
14/03: Quarta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
9h: Educação em direitos: Roda de conversa com as mulheres do Santo Amaro e Pantanal (Praça Santo Amaro) e intervenção com Grafite dos alunos da AMBJ.
15h: Roda de conversa no Espaço Geração Cidadã (R. Nereide, 522 – Granja Portugal, Fortaleza – CE)
15/03: Quinta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
09h: Educação em direitos: Roda de Conversa sobre Direitos do Consumidor (Nudecon)
15h: Roda de conversa no Instituto Katiana Pena (R. Mirtes Cordeiro, 3147 – Bom Jardim, Fortaleza – CE)
16/03: Sexta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
15h: Roda de conversa no Centro de Cidadania e Valorização Humana – CCVH (Rua Benjamim da Silva, nº 110 (Ocupação Nova Canudos) no bairro do Canindezinho)