Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria em Movimento realiza ação do mês da mulher no Grande Bom Jardim

Publicado em

def em movimentoEm comemoração ao mês da mulher, o projeto Defensoria em Movimento da Defensoria Pública do Estado do Ceará chega ao Grande Bom Jardim, bairro identificado com um dos maiores índices de feminicídio de Fortaleza, de 12 a 16 de março. O programa leva assistência jurídica gratuita aos bairros para facilitar o acesso das pessoas à justiça e terá como mote o combate à violência contra as mulheres, orientando acerca de seus direitos e abrindo espaço para diálogos com a comunidade.

Durante uma semana, a equipe do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) fará rodas de conversa e palestras de sensibilização, além dos defensores públicos que farão atendimentos jurídicos destinados aos moradores do bairro.

O Grande Bom Jardim foi escolhido para receber o evento em decorrência do aumento da taxa de homicídios de mulheres no território. Composto pelos bairros Canindezinho, Genibaú, Granja Portugal, Bom Jardim, Granja Lisboa e Siqueira, o Grande Bom Jardim teve o maior índice de crescimento de mortalidade feminina na capital, aumentando de oito casos para 16, que representa o dobro de ocorrências entre os anos de 2016 para 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.

Segundo a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga, este trabalho nas comunidades contribui para que as mulheres identifiquem os tipos de violência doméstica e para que conheçam seus direitos e saibam onde procurar ajuda. “Nosso objetivo é o empoderamento feminino e que as mulheres tenham consciência de que não estão sozinhas. A Defensoria promove uma política pública de educação em direitos, o que nos permite trazer mais dignidade e cidadania a todas elas”, ressalta a defensora.

Para a realização das ações, o Defensoria em Movimento conta com o apoio de organizações voluntárias do Grande Bom Jardim: Instituto Katiana Pena, Espaço Geração Cidadã, Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim, Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa e Associação dos Moradores. Segundo Rose Marques, da Assessoria de Relacionamento Institucional da Defensoria, o cronograma das atividades foi elaborado após reuniões com a equipe da Defensoria Pública e representantes das entidades, que discutem as deficiências locais e as principais problemáticas acerca da realidade das mulheres dos bairros. A ouvidora externa da Defensoria, Merilane Coelho, também esteve presente nos encontros preparatórios.

De 12 a 16 de março, o caminhão do Defensoria em Movimento estará estacionado na Praça Santo Amaro para os atendimentos gratuitos dos defensores públicos e para as rodas de conversa. O caminhão é climatizado, equipado com cinco computadores, impressoras, internet e todo o material necessário para o atendimento de defensores públicos, acompanhados de estagiários e de colaboradores que farão a triagem dos assistidos. O veículo para atendimento itinerante possui elevador para cadeirantes e tenda com capacidade para abrigar até 120 pessoas.

Defensoria em Movimento
Local: Praça Santo Amaro (Rua Maria Júlia Rocha, s/n)

Confira  a programação:

12/03 Segunda-feira
15h: Cortejo cultural pelas ruas da comunidade com Maracatu Nação Bom Jardim (saída da Praça Santo Amaro)
13/03 Terça-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
15h: Roda de conversa com mulheres no CRAS Bom Jardim (Rua Coronel João Corrêia, 2023 – Bom Jardim, Fortaleza – CE)
14/03: Quarta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
9h: Educação em direitos: Roda de conversa com as mulheres do Santo Amaro e Pantanal (Praça Santo Amaro) e intervenção com Grafite dos alunos da AMBJ.
15h: Roda de conversa no Espaço Geração Cidadã (R. Nereide, 522 – Granja Portugal, Fortaleza – CE)
15/03: Quinta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
09h: Educação em direitos: Roda de Conversa sobre Direitos do Consumidor (Nudecon)
15h: Roda de conversa no Instituto Katiana Pena (R. Mirtes Cordeiro, 3147 – Bom Jardim, Fortaleza – CE)
16/03: Sexta-feira
De 8h às 13h: Atendimentos na Praça Santo Amaro
15h: Roda de conversa no Centro de Cidadania e Valorização Humana – CCVH (Rua Benjamim da Silva, nº 110 (Ocupação Nova Canudos) no bairro do Canindezinho)