Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de debate sobre sistema prisional cearense na Assembleia Legislativa

Publicado em

delano

Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de agosto, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará participou do Encontro Regional da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal para discutir a situação da segurança pública no Estado e do sistema penitenciário. A audiência atendeu a um requerimento do deputado federal Cabo Sabino (PR). Além dele, estavam presentes também os deputados federais Alberto Fraga (DEM/DF), Major Rocha (PSDB/AC) e Pastor Eurico (PHS/PE).

Na ocasião, esteve presente o defensor público Delano Benevides, do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas de Violência (NUAPP). O defensor destacou os dados divulgados pelo relatório de Inspeção em Estabelecimentos Penais do Ceará do Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias (CNPCP). De acordo com o defensor público, o grande gargalo hoje está na superlotação nas unidades visitadas, sendo deste universo, cerca de 80% provisórios, ultrapassando a média nacional que é de 40%.

“Nós não temos onde colocar tanto preso e isso mostra que a política do encarceramento está falida. No Núcleo que trabalho são apenas seis defensores públicos para atender todos os presos provisórios da Capital e da Região Metropolitana que não podem pagar por assistência jurídica, que são a maioria. Esta é a realidade, por exemplo, de onde trabalho. Hoje sou responsável pelos atendimentos aos presos que estão na CPPL III, com capacidade de 936 presos, mas a última contagem constatou 1.888 pessoas recolhidas. Construir novas unidades  não vai zerar esta conta. Porque o Estado precisa entender que política pública não se faz com saliva. Investir em política pública não é só construir presídios. É preciso de reinserção social, de educação em direitos e de recolocação no mercado de trabalho”, destacou Delano Benevides.

Na oportunidade, os deputados também apuraram as ameaças à parlamentares federais e estaduais, bem como as denúncias de mortes de policiais militares vítimas da ação de facções criminosas e grupos de extermínio e, por fim, discutiram com as entidades de classe e com os representantes do Poder Público presente sobre a terceirização e suas consequências nas atividades. “Não existe ambiente mais degradante do que um presídio. A pessoa lá dentro não tem condições de realizar nenhuma atividade, não estuda, não trabalha, e, dessa forma, piora a cada dia que passa lá. Essas pessoas fazem parte de um exército de reserva para o crime organizado e lá estão sendo doutrinadas”, denunciou o defensor público.

Dentre os encaminhamentos dados da reunião, o defensor público solicitou que fosse debatido com o Poder Executivo a falta de defensores públicos no Estado do Ceará. “Hoje, 75% dos municípios não têm defensores públicos. O dado no Ceará é alarmante, pois a escassez de defensores públicos reflete diretamente na população cearense que necessita de assistência jurídica e não pode pagar pela mesma”.

Além do Delano Benevides, estiveram presentes também a Controladora Geral de Disciplina do Estado do Ceará, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto; a assessora especial para o sistema penitenciário da Sejus, Aline Miranda; o promotor de justiça Marcelo Pires e representantes de entidades de classe.