Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza curso de atualização em Direito do Consumidor

Publicado em

IMG_0856

“Como eu esperava, o curso foi dinâmico, riquíssimo quanto às informações mais recentes da doutrina e jurisprudência, atual no debate de teses entre a professora e os alunos, criterioso na abordagem de inúmeros casos concretos e ainda saímos com a promessa de continuarmos a discussão em outros meios virtuais. Melhor impossível. Certamente o curso vai contribuir imensamente com a minha prática jurídica, ampliando os horizontes e me trazendo uma vasta lista de fontes de pesquisa”. A fala é da advogada Renada Gondim que participou do curso Atualização em Direito do Consumidor, realizado nos dias 24 de março e 07 de abril, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria Pública Geral do Estado.

Ministrado pela defensora pública e professora da Unifor, Amélia Soares da Rocha, o curso abordou, de forma prática, a realidade das relações de consumo do dia a dia e as premissas necessárias do direito do consumidor com atualizações de ordem prática. Segundo ela, “o público foi intenso do começo ao fim, nos 2 encontros. O nível de debates foi ótimo e o público realmente qualificado e interessado no avanço do direito do consumidor, que é o nosso direito do cotidiano. Só posso agradecer a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, por proporcionar este momento, pois a melhor teoria deve ser sempre aliada à melhor prática. Quando a Escola se propõe a realizar esses cursos de atualização, ela está ajudando para que a prática seja sempre revista. Foi uma honra colaborar com a capacitação e acredito que teremos demandas para outros temas. Um dos resultados práticos do curso foi a criação de um grupo de whatsapp com os alunos que participaram, para que a gente possa fazer um trabalho continuado de atualização em direito do consumidor” conclui.

Para a defensora pública Roberta Quaranta, o curso realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública foi importante para manter os defensores públicos capacitados. “O curso teve o objetivo de preparar os operadores do Direito, especialmente os Defensores Públicos, para identificar e tratar os consumidores que se encontram em situação de superendividamento e com outros problemas de natureza consumerista, especialmente diante da crise financeira que assola o nosso País. Além disso, a Escola tem procurado prestigiar também o público externo e manter os cursos sempre de portas abertas para os estudantes de direito e os demais operadores do sistema de justiça”, afirma.

O curso foi aberto ao público e os participantes receberam certificação emitida pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará.