Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública visita Escola da Magistratura para parcerias

Publicado em

IMG_0559

 

Na última quarta-feira, 15, a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Patrícia Sá Leitão, participou de reunião na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) com o desembargador Heráclito Vieira, diretor da Esmec, e com o juiz Ângelo Vettorazzi, coordenador-geral da Esmec. A reunião foi realizada na Esmec e visa tratar de parcerias entre as escolas, além do planejamento anual de cursos e palestras.

“Essa visita tem intuito de fomentar as nossas parcerias enquanto escolas de instituições do sistema de justiça. As nossas parcerias abrem portas para que os profissionais do sistema de justiça estejam mais fortes e unidos”, afirma Patrícia. “Na Defensoria Pública já temos uma atuação da ESDP em atividades diversas, mas contar com o apoio e experiências de outra Escola Superior nos ajuda a fortalecer estas ações. Por isso, acredito que devemos trabalhar todos juntos”.

Durante a reunião, a diretora da ESDP conheceu as instalações da Esmec, onde a direção e coordenação apresentaram o plano de cursos, plano pedagógico e gestão educacional. “Nós dispomos de salas de aulas, auditório, biblioteca e várias vezes todo prédio está cheio. Isso nos mostra que a Esmec exerce seu papel, que é educar e auxiliar, de forma prática e educacional, os magistrados e servidores públicos que acompanham os magistrados”, afirmou o desembargador Heráclito Vieira. “Este momento vai enriquecer as atividades tanto de uma quanto de outra escola. É fundamental essa nossa parceria, pois a nossa atividade tem muitos pontos em comum. O objetivo final sempre é uma prestação profissional: atender o cidadão que precisa do poder judiciário e o cidadão que precisa da Defensoria para chegar ao judiciário”, ressalta.

A revista de publicações acadêmicas publicadas pelas escolas superiores também foi tema discutido na reunião. “Nós temos dois volumes da nossa revista da Defensoria Pública e é uma conquista para nós. Nosso corpo de defensores têm estudos e pesquisas que podem ser publicados e são textos que contribuem para a sociedade”, afirma Patrícia de Sá. “A revista da Esmec tem tiragem digital, com algumas edições impressas e conta com o selo Qualis da Capes. Encontrar e conhecer outras revistas é essencial. Aliás, a aproximação da Escola da Defensoria Pública é muito importante, pois há vários motivos para estarmos reunidos, inclusive capacitações em comum”, diz o coordenador-geral da Esmec,  Ângelo Vettorazzi.

Outros temas como seminários em comum, cursos de formações, atividades culturais e palestras voltadas para defensores públicos, magistrados e servidores também foram citados. “Com essas atividades capacitamos não apenas o servidor público, mas quem também auxilia, pois é preciso que todos saibam como atender e entender nossos assistidos, seja na Defensoria Pública seja no Poder Judiciário”, conclui a defensora pública.