Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Encontro em Sobral reúne defensores públicos para apresentação orçamentária e de projetos

Publicado em

20160229_123027

 

Na manhã desta segunda-feira (29.2), a Defensoria Pública Geral realizou a primeira reunião com defensores públicos da comarca de Sobral apresentando projetos da instituição. A defensora pública geral Mariana Lobo deu inicio ao encontro e detalhou sobre o projeto de criação das Macrorregiões da Defensoria Pública, com o objetivo de aperfeiçoar as atividades de planejamento, monitoramento e implementação de ações de forma regionalizada.

A ação integra o plano de gestão para o biênio 2016/2017 e visa a organizar a Defensoria Pública no interior em macrorregiões polos, de forma que estas tenham uma estrutura administrativa e operacional próprias. De acordo com Mariana Lobo, “essa nova estrutura da instituição possibilitará um apoio próximo e ágil ao defensor público que estará em diversas regiões do interior do Estado”. Além de Sobral, as regiões do Cariri e de Fortaleza receberão a apresentação sobre o projeto Macrorregiões.

Mariana Lobo apresentou também o balanço orçamentário da instituição e esclareceu dúvidas dos defensores públicos. Na ocasião, a defensora pública e assessora de Relacionamento Institucional, Michele Camelo, abordou sobre o orçamento participativo do órgão, que realizará audiências públicas para ouvir sugestões de defensores, assistidos, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade sobre as atividades mais importantes a serem implementadas no ano de 2017.

“Esse é o primeiro Orçamento Participativo de um órgão do sistema de Justiça Estadual, daí a necessidade de levar aos defensores públicos a metodologia, escutar os anseios da sociedade e acatar as propostas para construir em conjunto a melhor formatação. O Orçamento Participativo estimula a cidadania e a corresponsabilização entre os órgãos e a sociedade”, afirma a defensora Michele Camelo.

Além de todos os defensores públicos da comarca de Sobral, participaram também os defensores públicos Ricardo César Pires Batista, coordenador das Defensorias do Interior, e Tibério Augusto Lima de Melo, assessor de desenvolvimento institucional.

Visita à obra – Na ocasião, a defensora pública geral visitou a obra da futura sede da Defensoria Pública em Sobral. O prédio, localizado ao lado do Fórum da cidade, está em obras e contará com gabinetes, auditório, salas de mediação, assistência social e de reuniões. A nova previsão do Departamento de Arquitetura e Engenharia é que o prédio fique pronto e apto para atender a população em 180 dias.