Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Heterogeneidade de contaminação da Covid pelo Ceará marca a apresentação sobre a evolução da doença ao Comitê

Heterogeneidade de contaminação da Covid pelo Ceará marca a apresentação sobre a evolução da doença ao Comitê

Publicado em

A 15ª reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que reúne 29 órgãos e instituições cearenses para avaliar a evolução do coronavírus e as ações de combate a disseminação, aconteceu nesta quinta (25) de forma virtual. O governador Camilo Santana comandou a reunião ao lado do secretário da Saúde do Estado, dr. Cabeto e do secretário da Casa Civil, Flávio Jucá. A defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, participa do colegiado que se reúne semanalmente.

Durante a reunião, os técnicos apresentaram os dados da disseminação do coronavírus pelo interior do Estado, com enfoque nas regiões Norte (região de Sobral) e Sul (região do Cariri cearense), enfatizando como áreas de grande preocupação no momento. Além disso, destacaram a melhora dos índices na Capital, Fortaleza, após as graduais aberturas econômicas colocando em prática o Plano de Retomada das Atividades, construído coletivamente, também com interveniência da Defensoria. Os dados da pandemia em Sobral e Juazeiro do Nortes são alarmantes e colocaram estes dois municípios em regime de lock down – isolamento social rígido.

 

 

O Ceará é o estado com maior número de testes no Brasil, com quase 255 mil exames já realizados, e que já foram distribuídos para todos os 184 municípios mais de 470 mil testes rápidos para detectar a Covid-19.

Desde o início da pandemia, os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo (estadual e municipal), Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, MP do Trabalho, Defensoria, OAB, universidades, Aprece, Anvisa, Exército, Abin, representantes do setor produtivo, Igrejas, imprensa e sindicatos de trabalhadores acompanham o processo de combate à Covid no Ceará. “Com a união de todos temos encontrado as soluções para superar este momento de crise”, destacou Camilo Santana.