Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Mudanças na Lei de Adoção podem facilitar adoção para crianças com deficiência ou com problemas de saúde

Publicado em

A não-adoção de crianças com doenças congênitas, deficiência ou mesmo alguma dificuldade cognitiva é uma realidade nos acolhimentos institucionais. Entre as 8,4 mil crianças disponíveis para adoção no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), cerca de 20% possuem alguma doença ou deficiência. Mas, uma recente reforma da legislação nacional, sancionada pelo presidente Michel Temer, poderá mudar esta realidade. As crianças e adolescentes com deficiência ou doença crônica serão prioridade na adoção e pais adotivos terão direitos trabalhistas de pais sanguíneos. É o que garante o novo texto da Lei que visa acelerar o processo adoção e que fixa prazo máximo de quatro meses para a Justiça autorizá-lo. Além das crianças e adolescentes com deficiência, doença crônica ou “necessidades específicas de saúde”, grupos de irmãos terão preferência na fila de adoção.

Em 2016, Nathalia Martins de Oliveira e Francisco Hélio Pereira foram ao Fórum Clóvis Beviláqua realizar o cadastro de adoção para adotar seu primeiro filho. Nathália explica que após passar por todo o processo necessário, precisavam estabelecer o perfil da criança que queriam adotar, foi nesse momento que uma funcionária do Fórum apresentou a eles um vídeo que seria decisivo para a decisão do casal, mostrando crianças com deficiências e a possibilidade de adoção, sensibilizando automaticamente os dois.

valentinaO casal não estabeleceu um perfil de cor, sexo ou quadro de saúde, foi então que os dados cruzaram com o da menina Valentina, de dois anos, que estava no Abrigo Tia Júlia. A menina que apresentava no diagnostico diversos problemas de saúde para a pouca idade, encantou os futuros pais, que afirmam “ela é do jeitinho que sonhávamos”e que já amavam Valentina antes de leva-la para casa. “Nós nos apaixonamos assim que vimos a foto dela, não queria saber das deficiências que ela tinha. Deus nos deu ela da forma que pedimos. É uma menina linda”, afirma.

A assistente social do Abrigo Tia Júlia, Alana Ferreira Pinheiro, aponta que um dos problemas para a não adoção de crianças com deficiência ou doenças é a seleção de perfis estabelecida pelas famílias. Atualmente, o Abrigo Tia Júlia tem 29 pessoas com deficiência, com idade que variam entre um e 37 anos e algumas esperam sem muita esperança. “Elas completam 18 anos e permanecem aqui, realmente muitos ficam até morrer”, informa. O Abrigo recebe crianças de 0 a 7 anos, no entanto, as crianças com deficiência ou problema de saúde podem permanecer no local, muitas sem data para sair. Entre as 29 pessoas no Abrigo: 12 são crianças com deficiência (sete meninas e cinco meninos), sete adolescentes (uma menina e seis meninos) e dez adultos (três mulheres e sete homens). O Abrigo Tia Júlia dispõe de profissionais fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de banheiros adaptados, quartos equipados com macas e todos os equipamentos necessários para cuidados com a saúde.

Valentina, que é um dos poucos casos de adoção de crianças com deficiência que ocorreu na instituição. Valentina foi diagnosticada com paralisia cerebral, microcefalia e epilepsia.Com quatro anos e três meses, a menina está desenvolvendo com os tratamentos que faz ao lado da família e tem evoluído bastante. “Eu só tenho a agradecer a Valentina, estou aprendendo a ser mãe com ela e vejo que ela está aprendendo a nos amar todos os dias”, diz a mãe emocionada.

A defensora pública atuante no Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), Ana Cristina Barreto, reforça a prática da adoção e espera que outros casos como o de Valentina se repitam “Toda criança e todo adolescente tem direito a uma convivência familiar, independentemente de sua condição física ou psíquica”, destacou. Para o defensor público e supervisor do Núcleo de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij), Adriano Leitinho, o que chama mais atenção nos casos de adoção é o fato de que a maioria das crianças e adolescentes com deficiência está fora dos padrões solicitados pelos adotantes. “Embora hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, dê prioridade a adoção dessas crianças e adolescentes, a letra fria da Lei não será suficiente se não houver uma política pública de inclusão”, acredita.