Defensoria do Ceará apresenta case do Transforma – I Mutirão de Retificação de nome e Gênero
A coordenadora de comunicação da Defensoria do Ceará, Bianca Felippsen, apresentou na tarde desta sexta (14) o exitoso caso do Transforma – I Mutirão de Retificação de Nome e Gênero do Ceará, que correu em 30 de outubro. O evento II Workshop – Cases de Comunicação do Sistema de Justiça aconteceu no Tribunal de Justiça de Goiás, em parceria com o Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
O case trouxe os dados da campanha elaborada para o evento, que teve mais de 380 inscritos com mutirão em três cidades cearenses para pessoas trans e travestis para receber novas certidões de nascimento retificadas. Um site foi elaborado para a campanha, identidade visual, mais de 50 inserções na imprensa, série de reportagens, cartilhas, selo de premiação aos cartórios e toda a organização do evento.

“Partimos de uma necessidade de colocar as pessoas trans e travestis em cena, com acesso aos seus direitos, e daí colocamos uma estratégia pensada junto com a gestão, onde a equipe de comunicação pode usar a criatividade para também transformar, daí o nome da ação”, explicou.
O case do Ceará foi um dos selecionados, ao lado da Defensoria do Rio de Janeiro, Goiás e Bahia, que também apresentaram projetos.


