Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Atuação da Defensoria Pública garante doação de órgãos em Fortaleza

Publicado em

doacao

Os defensores públicos que atuam no Grupo de Trabalho de Transplantes da Defensoria Pública do Estado do Ceará ficam à disposição por 24 horas para qualquer caso de urgência. Foi nesse contexto que a defensora pública Rozane Magalhães, integrante do GT, recebeu na madrugada deste sábado, 05, uma ligação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) comunicando o caso de um senhor com morte encefálica.

O senhor de 54 anos, J. N. P. V., teve morte encefálica durante a madrugada do sábado, 05. A doação de órgãos, todavia, não poderia ser realizada até a tarde desta terça-feira, 08, pois a documentação estava ilegível e a família não tinha qualquer documento com foto do falecido. Graças a atuação rápida do GT de Transplantes, foi o que possibilitou a família autorizar o transplante, resultando na doação de quatro órgãos e beneficiando diversas vidas.

O defensor público de Sobral Pedro Aurélio Ferreira Aragão foi acionado. “O GT entrou em contato comigo e explicou que o candidato nasceu em Sobral, então auxiliei o caso para agilizar o processo de doação e conseguimos a certidão de nascimento no cartório daqui”. Entretanto, os médicos que emitem o óbito informaram ser necessário também uma documentação com foto. A defensora pública Rozane Magalhães atuou novamente no caso para administrativamente ser dispensado o documento com foto e a família ter o direito de enterrar seu ente querido, após a realização dos transplantes.

Durante todo o processo, as demandas foram solucionadas de forma administrativa, sendo desnecessário ingressar com ação judicial. “A atuação da Defensoria Pública, através do GT de Transplantes, é fundamental e imprescindível, haja vista que através da interlocução, do diálogo com as instituições e os assistidos, alcança-se o resguardo dos direitos, em especial das pessoas em situações de vulnerabilidade, como nesse caso, em que se obteve um resultado positivo, tratando diretamente com a direção do hospital, equipe de médicos e enfermeiros do HGF e também, os familiares. Foi possível resguardar a dignidade da família do Sr. J.N.P.V de prestar as suas últimas homenagens, como também, assegurar o direito de futuros receptores dos órgão doados”, destaca a defensora pública Rozane Magalhães.

A Defensoria Pública é acionada sempre que o parente do possível doador necessitar de assistência jurídica integral e gratuita, assim como nos casos de doações entre vivos. A Lei 9.434/97, que regulamenta o transplante de órgãos, estabelece que se o doador for menor de 18 anos, a doação precisa ser autorizada. Os defensores no sobreaviso da Central dos Transplantes ficam à disposição por 24 horas, inclusive para esclarecer dúvidas jurídicas das famílias de potenciais doadores.

Em 2011, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e a Secretaria de Saúde (Sesa) do Estado firmaram, de forma pioneira no Brasil, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de agilizar as autorizações necessárias para a realização da doação de órgãos e tecidos. Desde o início da parceria, doze órgãos ou tecidos foram transplantados com a intervenção da Defensoria Pública. Desde o início da parceria, já somam-se 106 órgãos e tecidos transplantados pela intervenção da Defensoria Pública do Ceará.

A coordenadora da Central de Transplantes, Eliana de Almeida, parabeniza o trabalho conjunto da Sesa e Defensoria Pública e explica que com a intervenção da Defensoria Pública faz-se com que esse trabalho seja otimizado e a familia faça esse ato de amor. “Mais uma vez, com mais uma intervenção do GT de Transplantes mais vidas foram salvas. É importante essa parceria e faz a diferença de forma efetiva”, reforça.

Atuação Premiada – O modelo de parceria foi apresentado em outros Estados, tendo sido agraciado com reconhecimentos nacionais na área do Direito e da Saúde. Em 2012, por ocasião da Campanha de Incentivo à Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil. O trabalho da Defensoria foi reconhecido pelo Ministério da Saúde por meio da comenda anual “Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil”. Em 2013, a iniciativa alcançou a menção honrosa no Prêmio Innovare e no Prêmio “Eu faço a diferença na doação de órgãos”, que reconhece os times que oferecem as melhores ações, baseando-se nos resultados dos cases, durante o I Congresso do Sistema Brasileiro de Transplantes, realizado pelo Programa de Transplante do Hospital Albert Einstein, em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes.