Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Ceará entrega 100 mil refeições/dia para pessoas em vulnerabilidades. DPCE participa da entrega de novos equipamentos às cozinhas

Ceará entrega 100 mil refeições/dia para pessoas em vulnerabilidades. DPCE participa da entrega de novos equipamentos às cozinhas

Publicado em

O principal programa de combate à fome do Governo do Estado, o Ceará Sem Fome, recebeu ontem mais de R$ 3 milhões de reais em equipamentos para auxiliar as cozinhas comunitárias. A Defensoria Geral, representada por Samia Farias, participou da solenidade de entrega que aconteceu na tarde de segunda (20), no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, da vice-governadora, Jade Romero e do presidente da Alece, Evandro Leitão, além de outras autoridades estaduais.

Em seu discurso, o chefe do Executivo assegurou o aumento de investimentos para as cozinhas Ceará Sem Fome e ainda aparelhar as cozinhas para dar mais condições de trabalhar cada vez melhor. “Nós vamos prorrogar todos os convênios com as cozinhas que temos no estado. Nós vamos investir este ano R$ 180 milhões para fazer quentinha para o povo que precisa”, ressaltou Elmano.

Dentre os mais de 3 mil equipamentos doados pela Alece, estão freezers, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras, panelas, entre outros utensílios. “Agora, nós vamos fazer comida com equipamentos melhores, levar qualidade para as famílias que se alimentam da comida que fazemos. Tendo esses equipamentos novos fica mais agradável a manipulação dos alimentos e o aproveitamento”, afirmou a cozinheira Lucimeire C. Ribeiro, da cozinha Ceará Sem Fome que atende a comunidade do Titanzinho.

Os equipamentos foram repassados de acordo com a necessidade de cada cozinha. Atualmente, são 1.080 cozinhas funcionando em 181 cidades cearenses, com mais de 100 mil refeições distribuídas diariamente.

Desde a abertura das cozinhas Ceará Sem Fome, em setembro de 2023, até o início deste ano, elas já entregaram mais de 9 milhões de refeições.  “Ouvimos que muitas lideranças tiveram que se virar nos trinta para montar essas cozinhas, que teve até que pedir equipamento emprestado, então essa entrega de equipamentos inaugura um novo momento de requalificação do nosso Ceará Sem Fome”, discursou a primeira-dama, Lia de Freitas, responsável pelo programa.

 

Com informações: Ascom Casa Civil

Texto: Isabella Campos 

Fotos: ZéRosa Filho