Sejus homenageia defensora pública por sua atuação no sistema penitenciário
Na última sexta-feira (18), o Conselho Penitenciário do Estado (Copen), órgão colegiado vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), realizou a cerimônia de entrega da Medalha Clodoaldo Pinto, criada em 2004 pelo Copen como forma de homenagear pessoas que tenham uma atuação de destaque no que se refere às questões penitenciárias.
Neste ano, a homenageada foi a defensora pública Aline Lima de Paula Miranda. A escolha da homenageada se deu por meio de votação unânime entre os membros do Copen. “A Aline Miranda já tem uma longa história no âmbito da execução penal do sistema penitenciário porque estava como coordenadora do Núcleo de Execução Penal e contribuiu muito na Defensoria reeducando os condenados”, afirma a presidente do Conselho e promotora de Justiça, Camila Barbosa.
Aline Miranda atuou como supervisora do Núcleo da Defensoria Especializado em Execução Penal (Nudep) e foi uma das responsáveis pelo Projeto “Reconstruindo a Liberdade”, que estabelece um elo de cooperação entre entre instituições públicas e privadas no que tange a execução penal. Para a homenageada, o reconhecimento é um incentivo para continuar seguindo em frente no trabalho de defensora.
Medalha Clodoaldo Pinto
A medalha Clodoaldo Pinto foi criada em 2004 pelo Copen como forma de homenagear pessoas que tenham uma atuação de destaque no que se refere às questões penitenciárias. O nome da medalha homenageia o cearense Clodoaldo Pinto, considerado no universo do Direito uma das figuras jurídicas mais respeitáveis do País.
Outros homenageados
2004 – Fausto Barreira de Gustavo Braga
2009 – César Barros Leal
2010 – José Bento Laurindo de Araújo
2011 – Marcos César Cals de Oliveira
2012 – Marco Passerini
2013 – Maria Dolores Pereira Mota
2014 – Luciana Teixeira de Souza