Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensora Geral do Ceará recebe visita do procurador da república para tratar sobre Audiência de Custódia

Publicado em
Na manhã desta sexta-feira (13), a Defensora Pública do Estado do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho, recebeu na sede da Defensoria Pública, a visita do procurador da República Oscar Costa Filho  para tratar da implantação da Audiência de Custódia.
 
O objetivo da Audiência de Custódia é analisar a legalidade de prisões em flagrante e avaliar se cada caso deve ser mantido, com a imposição ou não de outras medidas cautelares, que encontra-se prevista em pactos e tratados internacionais assinados pelo Brasil, como o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, conhecida como Pacto de San Jose. Na prática, quando uma pessoa for presa, dentro de 24 horas deverá ser levada à presença de um juiz, um promotor e um defensor público. 
 
A Defensora Pública afirmou que a instituição tem se voltado para garantir a efetivação dos direitos humanos, está sensível à questão e vai contribuir para enriquecer o debate sobre a Audiência. Na ocasião, a Defensora Pública manteve contato telefônico com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, para propor nova reunião e ampliar o debate sobre o assunto.
 
Estavam presentes, ainda, na reunião Carlos Augusto Mendonça, Defensor Público que atua na Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua; Aline Miranda, Defensora Pública e supervisora do Núcleo de Execuções Penais – Nudep; Bruno Neves, supervisor do Núcleo de Assistência ao Preso Provisório e Vítimas de Violência.