Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria assiste os moradores do bairro Moura Brasil após cratera danificar residências

Defensoria assiste os moradores do bairro Moura Brasil após cratera danificar residências

Publicado em
Texto: DEBORAH DUARTE
FOTO: DIVULGAÇÃO/DPCE

Moradores do bairro Moura Brasil, em Fortaleza, receberam a visita de uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Ceará , nesta quinta-feira (15), após uma cratera se abrir no bairro devido às últimas chuvas registradas na cidade. A defensora pública Elizabeth Chagas, titular e supervisora do Núcleo de Habitação e Moradia, acompanhada pelo arquiteto Robledo Valente Duarte, estiveram no local para acompanhar os trabalhos e conversar com os moradores.

De acordo com os relatos, as famílias sofrem com as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e, com as chuvas, intensificou o problema. “Dez famílias foram removidas do local pelo risco de desabamento, porque a via tem muitas rachaduras e passa por obras. Estive no local para conversar com as famílias e colher os dados técnicos para realização de um laudo no qual possamos contribuir para uma solução diante da angústia dos moradores. Estamos acompanhando de perto essas questões para dialogar e somar forças em prol de uma soluções rápidas”, pontuou a defensora. A defensora revelou ainda que os moradores, inclusive idosos, estão com danos psicológicos devido ao susto de ter que sair de casa e o medo de perder tudo. 

Nesta sexta-feira (16) foi realizada uma reunião com o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei de Sousa, para iniciar o diálogo com o poder público e contribuir em soluções para as famílias. “A reunião foi bastante produtiva, tendo vários encaminhamentos de ordem social e estrutural, havendo total receptividade e sensibilidade por parte do secretário e dos demais participantes da Secretaria de Infraestrutura”, informou. Na ocasião, a defensora entregou um relatório social sobre a situação das dez famílias que foram removidas de suas residências, como forma de contribuir para agilizar as providências.

Os moradores relatam problemas na estrutura das casas desde o início das obras do Metrofor. “Vamos abordar sobre todas as questões sociais e estruturais dadas as múltiplas vulnerabilidades. O Núcleo de Habitação e Moradia acompanhará de perto para contribuir em todo o processo de recuperação e atenção às famílias atingidas”, destaca a defensora.