Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará abraça campanha “Outubro Rosa”

Publicado em

Durante todo o mês de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Ceará – DPGE CE está apoiando  a campanha “Outubro Rosa”, uma referência à conscientização das mulheres sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama.

A fachada da DPGE ganhou iluminação especial com tons de rosa e os defensores públicos, colaboradores, servidores e assistidos receberão adesivos e panfletos informativos alusivos à campanha, que se estenderá às redes sociais e ao sítio da instituição.

Segundo a Defensora Pública Geral do Estado, Andrea Coelho, é dever da Defensoria Pública do Ceará apoiar inciativas dessa natureza, uma vez que a população menos informada é o público alvo da Instituição. “A campanha tem como objetivo alertar mulheres sobre a importância do auto exame, auxiliando a redução do número de casos de câncer, inclusive em mulheres jovens, e reduzindo os custos com tratamentos. A prevenção é sempre mais barato e eficaz”, conclui.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado mundialmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades e vem ganhando novas ações a cada ano. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará apoia o “Outubro Rosa” e incentiva as mulheres a serem vigilantes no combate a esse mal que mata milhares de mulheres anualmente.

Prevenção

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, excetuando-se os casos de pele não melanoma, representando 25% do total de casos de câncer no mundo em 2012, com aproximadamente 1,7 milhão de casos novos naquele ano. É a quinta causa de morte por câncer em geral (522.000 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.