Defensoria Pública presente no lançamento do Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim
No último sábado, dia 9 de dezembro, o programa do Governo do Estado “Pacto por um Ceará Pacífico” acolheu o grande Bom Jardim para receber reforço nas ações sociais e de policiamento que marcam os territórios do Pacto. A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou da solenidade sendo representadas pelas defensoras Elizabeth Chagas, secretária executiva; e Patricia de Sá Leitão, supervisora das Defensorias Criminais e do Júri
O governador Camilo Santana presidiu o evento, acompanhado da vice-governadora e coordenadora do Pacto, Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; e do vice-prefeito Moroni Torgan, além de outras lideranças políticas estaduais e municipais.
Por meio do programa Rede Acolhe, a Defensoria Pública contribui e integra esforços junto ao Ceará Pacífico. Na ocasião, as defensoras públicas ressaltaram as atividades desenvolvidas dentro do programa que tem o objetivo de promover a assistência jurídica e psicossocial aos familiares das vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) ou vítimas de tentativa de homicídio.
“Recentemente estivemos no Grande Bom Jardim com o projeto Defensoria em Movimento realizando atendimento à população nesta mesma praça e tivemos a confirmação do que já imaginávamos, de que a população dessa região, extremamente vulnerável, precisa de um espaço adequado de atendimento da Defensoria Pública e, com o apoio do Governo do Estado, vamos trabalhar para ampliar o número de defensores públicos para atender as demandas desta região”, destacou a defensora pública Elizabeth Chagas.
Vinculado ao Núcleo de Atendimento ao Preso Provisório e Vítimas de Violência (Nuapp) da Defensoria Pública do Ceará, a Rede Acolhe realizou neste ano visitas sociais a 40 famílias, que gerou 214 ações de acompanhamento. Durante as visitas sociais da Rede Acolhe, é realizado um levantamento das principais demandas psicossociais e de acesso à justiça, que posteriormente são encaminhadas às redes locais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas, postos de saúde e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
O Território do Grande Bom Jardim realizará trabalhos na Segurança Pública social para os bairros Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira, Canindezinho e Bom Jardim, com planos voltados à redução da violência, em parceria com a comunidade e através da realização de seminários territoriais. Esta é a segunda iniciativa em Fortaleza (após o Grande Vicente Pinzon, que reúne os bairros Vicente Pinzon, Mucuripe e Cais do Porto). O próximo Território previsto para ser instalado é o de Sobral, na Zona Norte, no sábado (16).