Defensoria Pública realiza mês de programação sobre os direitos das mulheres no Cariri
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE-CE) realizou uma série de atividades voltadas ao Dia Internacional da Mulher, no mês de março, no Cariri. Os eventos aconteceram nos dias 06, 08, 09, 13, 15 e 18 de março em instituições, localizadas nos municípios do Crato e Juazeiro do Norte.
Participaram dos eventos a defensora pública Jannayna Nobre, que atua na comarca do Crato, e as defensoras públicas Ramylle Holanda e Rubena Leite, atuantes na comarca de Juazeiro do Norte.
A defensora pública Ramylle Holanda, da comarca de Juazeiro do Norte, destacou a importância de fomentar espaços e eventos que promovam a conscientização das mulheres. “Os eventos proporcionaram momentos de homenagens a luta das mulheres, rememorando as conquistas alcançadas, trazendo a tona também que ainda nos resta muito a percorrer, enquanto sociedade, para que possamos vivenciar de fato a igualdade de gênero”. A defensora ainda considera que a auto estima da mulher e a sua valorização na sociedade precisam ser constantemente debatidas, para que se possa ter uma mudança cultural e de paradigmas.
Programação
No dia 06 de março, terça-feira, a defensora pública Jannayna Nobre juntamente com mais sete mulheres receberam o Diploma referente a reconhecimento às ações e lutas contra à violência doméstica e de gênero, em defesa e promoção das mulheres e dos direitos humanos. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal da cidade do Crato.
Já no dia 08 de março, quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, aconteceu um ato público, reivindicando paz e o fim da violência, no Crato. O evento contou com a participação da defensora pública Jannayna Nobre e da equipe psicossocial. No mesmo dia, em Juazeiro do Norte, ocorreu um café da manhã no Juizado da Violência Doméstica e Familiar. O momento contou com a presença de membros do Judiciário, do Juizado da Mulher, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher, Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da defensora pública Ramylle Holanda. “Foi um momento importante para apresentar àquelas mulheres todos os atores envolvidos na rede de proteção da mulher, aproximando-as das pessoas a quem elas devem recorrer e onde devem denunciar quando tiverem seus direitos infringidos”, pontuou.
O dia 09 de março contou com a participação da defensora pública Rubena Leite na roda de conversa com tema: “Mulheres, direito, sororidade e representatividade”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Juazeiro do Norte. “A mulher cada vez mais deseja e, sobretudo, necessita de amplo debate sobre seus direitos e deveres em todas as esferas, pessoal, familiar, profissional, social. A utilidade de eventos como é a insistência no debate e a persistência na luta feminina”, considera a defensora pública. Rubena Leite reforça ainda que a conscientização não pode ocorrer apenas uma vez por ano, e sim diariamente, em todos os ambiente.
Ainda houve duas outras atividades de educação em direitos. No dia 13 de março, foi a palestra “Empoderamento das Mulheres” na sede da empresa Grendene, no Crato e dia 15 de março, a palestra aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Muriti, no município do Crato.
Encerrando o mês de programação intensificada, dia 18 de março, o Serviço Social da Indústria (Sesi) de Juazeiro do Norte recebeu a ação social da ONG Ações Sociais de Amigos Solidários, com esclarecimentos à população presente acerca da Campanha Nacional da Associação Nacional dos Defensores (Anadep) e Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), pela erradicação do subregistro. O principal objetivo foi sensibilizar as pessoas sobre o trabalho da Defensoria na assistência gratuita ao cidadão.