Defensoria terá novas sedes próprias em Tianguá e Camocim
A Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) dá um novo importante passo para fortalecer ainda mais a instituição em cidades do interior do Ceará. Os municípios de Tianguá, na região da Ibiapaba, e Camocim, na região Norte, em breve contarão com novas sedes para atendimento ao público e expediente interno.
Os dois prédios serão cedidos pelo Governo do Estado. “O Executivo tem sido um importante aliado nosso por entender o necessário papel da Defensoria, em especial agora, na pandemia, quando pessoas que já eram vulneráveis estão mais vulneráveis. Nós temos batido recordes de atuação e vamos aperfeiçoar toda estrutura que pudermos. Não vamos medir esforços”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas, que articulou a medida com a titular da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Fernanda Pacobahyba.
Em Tianguá, por conta dessa articulação junto à Sefaz, a Defensoria vai deixar de atender dentro do Fórum da cidade e passará a ter sede própria pela primeira vez, em um imóvel mais confortável. Já no município de Camocim, a sede vai mudar de endereço e funcionará em um espaço maior e mais adequado às necessidades da DPCE.
Os termos de cessão já estão prontos, assinados pela defensora geral e tramitam entre a Sefaz e a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). “Esses espaços vão ser muito importantes pra gente melhorar a prestação dos nossos serviços. Vão ser essenciais pra que a gente consiga dar melhor condição de atendimento à população e melhor condição de trabalho aos colaboradores e defensores. É um ganho de qualidade importante”, afirma o supervisor da Coordenadoria das Defensorias do Interior (CDI), defensor público Breno Vagner.
Ele destaca que a conquista é fruto também de uma série de diligências feitas pela CDI nos últimos meses para aprimorar cada vez mais a atuação da DPCE no Interior. A coordenadoria tem alinhado parceiros e recebido demandas de defensores e colaboradores no sentido de encaminhar melhorias estruturais e de pessoal.
ATENDIMENTOS
Os núcleos da Defensoria Pública em Tianguá e Camocim registraram no ano passado 4.803 atuações. De janeiro à primeira quinzena de março de 2020, os atendimentos aconteceram de forma presencial. Após 20/3, tudo passou a ser feito preferencialmente por ligações, Whatsapp e e-mail, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tendo expediente presencial apenas para causas de extrema urgência e agendadas exclusivamente pelo(a) defensor(a) responsável.
Os contatos da DPCE no interior do Estado podem ser conferidos clicando aqui.