Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dominic Barter fala sobre Justiça Restaurativa para membros do sistema de justiça cearense

Dominic Barter fala sobre Justiça Restaurativa para membros do sistema de justiça cearense

Publicado em

“Diálogo é uma forma de conversa em que eu me permito ser tocado por aquilo que você fala”. A definição vem de Dominic Barter, teórico e psicólogo precursor das pesquisas em Comunicação Não-Violenta e dos círculos restaurativos no Brasil. Ele promoveu uma oficina para membros do sistema de justiça, com enfoque no Ministério Público e na Defensoria nesta segunda (16). A oficina prática trouxe a Justiça Restaurativa para atuação das instituições. 

O evento, realizado no auditório da Procuradoria Geral da Justiça, no Cambeba, foi promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP) e Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

Trazendo para o público um relato sobre a experiência dele com Justiça Restaurativa (JR), o palestrante Dominic Barter proporcionou diversas reflexões a respeito da justiça dialógica e do diálogo como base para a realização de mudanças na sociedade e no sistema de justiça. “Eu penso que a justiça dialógica é uma justiça desenhada de forma a promover as condições necessárias, não simplesmente por uma conversa, não simplesmente uma troca de conhecimento, mas de uma troca que promove mudança”, lembra. E complementa: “O outro, necessariamente, em certos momentos me toca e não só me toca, mexe comigo, me transforma. Então, seja da perspectiva do autor, seja da perspectiva do receptor, seja da perspectiva da comunidade: se é um processo dialógico, todo mundo sai transformado”, apontou Dominic. 

Estiveram presentes no evento compondo a mesa a coordenadora do CEAF, promotora de Justiça Luciana de Aquino; a defensora pública Érica Regina Albuquerque de Castro, coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa da DPCE; o diretor-geral da EMP, promotor de Justiça Eneas Romero; o promotor de Justiça André Zech Sylvestre e a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Graça Quental.  

No primeiro momento da oficina, os componentes da mesa falaram um pouco sobre Justiça Restaurativa e a importância do momento para todos. A defensora pública Érica Regina trouxe a relação da Defensoria Pública com a temática. “Temos o Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, que é um centro em que há essa possibilidade do processo em fase inicial já ficar suspenso e o caso ser encaminhado para o CJR. É uma parceria da Defensoria com Terre des hommes e com as demais instituições do sistema de justiça e vários sistemas de garantia de direito”, frisou a defensora. Ela explicou ainda como é o processo para chegar a uma solução restaurativa. “A gente vai dar visibilidade à vítima, vai ter uma reparação de danos e a gente vai se importar com as pessoas, em como elas estão, o que que elas estão sentindo e o que é que elas precisam para seguir bem daqui por diante”, complementou. 

Esse é um olhar mais humano sobre o sistema de justiça, sobre o sistema de justiça na área penal. E é um olhar necessário. A gente precisa de responsabilização, mas esse olhar, apenas ele, não é capaz de dar conta dos nossos problemas e não é capaz de construir uma sociedade que seja capaz de superar tantas situações de violência. Precisamos trazer o debate e aprender cada dia mais sobre o que é justiça restaurativa e mais do que isso, criar uma cultura institucional em todos os órgãos do sistema de justiça e que a justiça restaurativa faça parte do nosso dia a dia”, destacou o promotor de justiça Eneas Romero, diretor-geral da ESMP. 

A oficina foi encerrada com uma dinâmica para o público.