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Dona Dedé chega a 25 mil atendimentos virtuais

Dona Dedé chega a 25 mil atendimentos virtuais

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Posso ajudar? Com esta frase, Dona Dedé se apresenta e põe-se à disposição todos os dias para ajudar aqueles que buscam informação ou orientação no site da Defensoria Pública do Ceará. A assistente virtual da Defensoria é uma simpática personagem que chegou esta semana à marca de 25 mil atendimentos realizados. 

Para Victor Montenegro, Assessor de Desenvolvimento Institucional (Adins) da Defensoria Pública do Ceará, o número representa o êxito da ferramenta desenvolvida. “A marca de 25 mil atendimentos demonstra o acerto da ideia implementada na prática. O acesso à Defensoria agora tem mais um caminho e assim os direitos dos assistidos são garantidos. Aliar atendimento in loco e virtual é premissa para expandir a garantia do acesso à justiça”, declara. 

Conforme Victor Montenegro, a idealização do instrumento, que iniciou suas atividades no dia 14 de agosto de 2020, surgiu como proposta de facilitação do acesso à Defensoria Pública diante dos desafios trazidos pela pandemia, que exigiu restrição do atendimento presencial. Organizamos um debate interno de idéias para vislumbrar uma ferramenta que ajudasse nossos assistidos a terem acesso aos seus direitos mesmo diante da dificuldade de acessar fisicamente a Defensoria. Daí nasceu a Dona Dedé”, detalha Victor.

Ele pontua que agora o objetivo é expandir mais o atendimento virtual da Defensoria e garantir mais serviços aos assistidos com o lançamento de um novo aplicativo que encontra-se em fase de finalização. “Em breve, vamos somar a Dona Dedé ao lançamento de um aplicativo que garantirá mais serviços aos assistidos e, ao mesmo tempo, fará um link com o (a) defensor (a) público (a). Com isso seguimos na expansão do atendimento virtual, tendo em vista que a pandemia, infelizmente, ainda perdura por algum tempo. Ademais, todos esses sistemas farão parte de um legado que garantirá novos caminhos de acesso à Defensoria”, afirma. 

A assistente virtual realiza pré-atendimentos e fornece informações referentes a algum processo judicial já existente. Assim, caso o cidadão esteja em busca de esclarecimento sobre o andamento de sua ação no âmbito familiar, cível, criminal, entre outras áreas, ele pode encontrar os contatos de atendimento por meio da Dona Dedé. Dentre as demandas que surgem, destacam-se as de natureza familiar, relacionadas a paternidade, pensão alimentícia, guarda, divórcio e separação, dentre outras. 

Do total de interações, 11.327 são relacionados à área da família, em seguida os âmbitos cível e criminal se destacam na quantidade de atendimentos, com 2.208 e 2.203, respectivamente. As demandas concernentes à área da saúde chegam a 1.383, enquanto assuntos envolvendo o direito do consumidor somaram 1.185 interações com a Dona Dedé. Fecham a lista de atendimentos por área de atuação: Idoso (918), Moradia (634), Infância (548), Direitos Humanos (526), Registros Públicos (508), Sucessões (499) e Defesa da Mulher (124). 

Os números mostram que a satisfação com o atendimento da Dona Dedé chega a 90%, o que representa 20.082 atendimentos bem sucedidos. “O percentual de satisfação demonstra o sucesso da forma como foi desenvolvido o chatbot. A arquitetura do sistema foi pensada para facilitar a interação com nossos assistidos. E sempre estamos abertos para, com criatividade, melhorar nossos sistemas”, declara Victor. 

Posso ajudar? 

Para aqueles que ainda não recorreram à Dona Dedé, mas estão precisando de suporte da Assistente Virtual, podem encontrá-la no site da Defensoria, no canto inferior direito de sua tela (computador ou smartphone). Ao clicar, você poderá informar o número de seu processo judicial e assim obter clareza sobre o andamento da ação. Caso deseje abrir um processo, você irá digitar a natureza da ação e, em seguida, terá a orientação adequada com relação à sua demanda.