Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE e Adpec promovem mutirão de atendimentos virtuais no Canindezinho, em comemoração ao Dia da Defensoria

DPCE e Adpec promovem mutirão de atendimentos virtuais no Canindezinho, em comemoração ao Dia da Defensoria

Publicado em

Já é tradição. Todo dia 19 de maio, a Defensoria vai até a comunidade atender gratuitamente à população que precisa de atendimento jurídico e assistência na garantia de direitos. Não será diferente este ano, mas o fator distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, fez mudar o curso do formato destes atendimentos: eles serão todos virtuais.  

Na próxima quarta-feira, 19, comemora-se o Dia da Defensora, do Defensor e da Defensoria e a Defensoria Pública do Estado do Ceará, em parceria com a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), realiza um mutirão de atendimentos, em forma remota, por meio de computadores instalados na sede do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, que fica no bairro Canindezinho, dentro do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. O mutirão acontece das 13h às 17h. Os defensores atenderão a população que estará previamente agendada. Este é o primeiro mutirão remoto de atendimento ao público da Defensoria, após a pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Alves Teixeira enfatiza que o mutirão é uma atividade bastante importante para o momento de isolamento social causado pela pandemia. “Essa mobilização é mais uma forma de aproximação com a população cearense, principalmente nesta época de pandemia. É a melhor forma de comemoração do Dia da defensora e do defensor público, já que nossa função é realmente garantir acesso à justiça aos hipossuficientes do nosso Estado”, frisa.

Ao todo serão realizados 40 atendimentos virtuais, devidamente agendados, pela plataforma virtual do Google Meet. Dez defensores públicos farão o atendimento remoto e a população será atendida na sede do CDVHS, com o devido distanciamento e protocolos sanitários. 

Antirracismo – No Maio Verde, a Defensoria Pública em todo o Brasil pauta a campanha “Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial”. Encabeçada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) com apoio do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege), a campanha fomenta a necessidade da equidade étnico-racial, do acesso a direitos e às políticas públicas para pessoas indígenas, negras, quilombolas e povos tradicionais. 

“O antirracismo é premissa de uma sociedade igualitária. Nada mais oportuno que trabalhemos durante um ano a questão, com educação em direitos e instituição de ações afirmativas por todo o País, dentro da Defensoria que é uma instituição do sistema de justiça. Precisamos sustentar a equidade étnico-racial como agenda pública da Defensoria, como agenda necessária para o amplo acesso à justiça”, destaca Elizabeth Chagas, defensora geral do Ceará. 

Dia da Defensoria, da defensora e do defensor público – Instituído em 19 de maio de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia da Defensoria, da defensora e do defensor público representa a celebração da vocação daqueles que colocam seu trabalho a serviço de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, garantindo os direitos dos que são considerados vulneráveis do ponto de vista socioeconômico. 

SERVIÇO

Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa – CDVHS –

Endereço: Avenida Osório de Paiva 5623 – Canindezinho

Triagem presencial: Dias 17 e 18

Horário: 13h às 17h