Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

GT de Ações Integradas é convocado para acompanhar mais uma assembleia dos professores em greve

Publicado em

WhatsApp Image 2016-08-01 at 16.34.10

Na manhã do sábado, 30, os defensores públicos Liana Lisboa e José Valente Neto participaram da assembleia extraordinária, realizada no Ginásio Paulo Sarasate, que tinha por objetivo votar a situação da greve dos professores estaduais. A Defensoria Pública foi convocada com o intuito de atuar caso houvesse violações de direitos dos professores ou dos estudantes que estivessem no local, assim como intermediar eventuais impasses entre professores e Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará (APEOC). A participação dos defensores públicos tem sido possível após a criação do Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais.

“O maior receio dos professores era sofrerem repressão policial, como havia ocorrido na assembleia anterior. Felizmente, apesar da forte presença policial no local, não houve embate. A outra demanda dos professores se referia à lisura das votações e ao possível acirramento de ânimos entre a categoria e o Sindicato, já que há discordância sobre a manutenção ou não da greve. No ato, nos identificarmos como defensores públicos, conseguimos entrar no local da votação e acompanhamos a assembleia até o fim.”, explica a defensora pública Liana Lisboa.

O Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais reúne defensores públicos que ficam à disposição da sociedade durante as manifestações populares. No momento, o defensor público vai até o local, se identifica como instituição aos organizadores, realiza os devidos encaminhamentos no momento, e, em determinadas situações, deixa seu contato ficando à disposição daquela ação para acompanhamento dos desdobramentos.