Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Neste 8 de março, Defensoria em Movimento atende exclusivamente mulheres na Praça do Ferreira 

Neste 8 de março, Defensoria em Movimento atende exclusivamente mulheres na Praça do Ferreira 

Publicado em

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizará atendimento na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, de 9h às 15 horas. Os atendimentos serão exclusivos ao público feminino e fazem parte da ação “Mulher de Direitos”, criada para a data e integra o calendário do movimento de lutas das mulheres.

“Vamos atender todas as demandas de mulheres que surgirem na ocasião. Nosso enfoque é atender não só os casos de violência doméstica, mas toda a garantia de direito das mulheres: problemas de acesso à saúde, à educação dos filhos, os casos de Direito de Família, como divórcio, pensão alimentícia e guarda de filhos, o papel da casa, ações criminais e de Direito Sucessório como inventário e alvará judicial”, destaca a defensora geral, Samia Farias.

As defensoras do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), o Setor de Psicossocial, a Assessoria de Relacionamento Institucional e a Ouvidoria Geral integram a programação. Assim, as assistidas podem procurar o atendimento para dar entrada em diversas ações ou mesmo realizar o acompanhamento de processos já em curso. Dentre elas destacam-se a atuação em áreas criminais, de família, direito do consumidor, saúde, idoso, infância e juventude e execução penal. Será possível também buscar soluções extrajudiciais de conflitos por meio da mediação nos casos de direitos de família, como divórcio consensual, regulamentação de visitas e guarda dos filhos, entre outros.

A Defensoria em Movimento tem uma estrutura de carreta completa para o atendimento de defensoras e defensores com mais de 22 metros de comprimento e capacidade de fazer até dez atendimentos simultâneos. O projeto iniciou em 2017, mas no ano de 2022 ganhou cara nova, quando a carreta na qual acontecem os atendimentos passou a ser patrimônio da DPCE.

“Saímos junto aos movimentos sociais que militam pela ampliação dos direitos das mulheres, para promover serviços de assistência e atendimento. Neste dia 8, reforçamos estas lutas estando na principal praça de Fortaleza, com a nossa estrutura de Defensoria em movimento para facilitar a chegada das pessoas até a Defensoria e reforçar esta parceria sólida com a  sociedade civil organizada e políticas públicas”, destaca a defensora pública Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional da DPCE.