Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nuapp e Nudep realizam campanha em prol de arrecadação de livros para internos do sistema penitenciário

Nuapp e Nudep realizam campanha em prol de arrecadação de livros para internos do sistema penitenciário

Publicado em
Texto: Matheus araújo, estagiário de JOrnalismo. 
Ilustração: Diogo Braga

O hábito da leitura agrega no ganho de conhecimento, na comunicação, na saúde mental e no uso da imaginação. Esses benefícios são importantes para todas as pessoas, sobretudo para aquelas que estão privadas de liberdade, pois, esse exercício colabora no processo de reintegração social. Pensando nisso, os Núcleos de Assistência ao Preso Provisório e às Vítimas de Violência (Nuapp) e o Especializado em Execução Penal (Nudep) da Defensoria Pública do Ceará estão organizando uma campanha para a arrecadação de livros.  

A iniciativa faz parte do projeto Livro aberto, que é desenvolvido pelo Governo do Ceará e consiste no empréstimo de obras literárias, científicas e filosóficas a internos do sistema prisional do estado. O programa é encabeçado pela Secretaria da Educação (Seduc) juntamente com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). 

De acordo com a defensora pública e supervisora do Nudep, Nelie Aline Marinho, com a realização dessa campanha de arrecadação de livros a DPCE busca fomentar a adesão do programa dentro das unidades prisionais. “É uma forma de trazer livros novos, novos conhecimentos, novos olhares para que esse projeto seja ampliado e mais internos tenham a possibilidade de ler bons livros e de diferentes autores”, pontua a supervisora. 

Para a defensora pública titular do Nuapp, Sandra Moura, a educação precisa ser uma pauta dentro das unidades prisionais, pois ela é uma importante ferramenta na ressocialização do sistema penitenciário. “ Por meio da leitura essas pessoas podem enxergar novas oportunidades para seus futuros, estabelecendo novas metas e uma mudança em seus destinos. Também é preciso salientar que atividades como essa podem ser utilizadas para remição de pena. Isto é, os custodiados, além de adquirirem conhecimento, também estarão garantindo a redução do período de encarceramento”, pontua a defensora.

O estado de conservação dos livros e os conteúdos presentes neles são fatores essenciais para que eles integrem as bibliotecas das unidades prisionais. O ideal é que eles estejam preservados e sejam relacionados a literatura brasileira, estrangeira, best sellers(Livros populares e conhecidos), autoajuda ou religiosos.  As podem ser entregues tanto na sede do Nuapp quanto no Nudep, ambos ficam  localizados na rua: Dr. José Perdigão, 310, no bairro Parque Manibura. Outro local que também serve como ponto para o recebimento  é o vapt vupt do Antônio Bezerra, ao chegar lá basta procurar o local destinado à Defensoria Pública e realizar a doação.