Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Professores há 18 meses a espera de convocação da Prefeitura recorrem à Defensoria Pública do Ceará

Publicado em

ndhac

Na tarde desta quinta-feira (20), o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu um grupo composto por cerca de vinte professores que aguardam a convocação do concurso 50/2015, que aprovou 739 professores nas áreas de Ciências, Inglês, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Ensino Religioso e Artes, além da formação de um cadastro de reserva.

De acordo com os professores, o concurso vence em dezembro deste ano e até o momento, a Prefeitura de Fortaleza não havia formalizado se prorrogaria ou não o certame. Para Riverson Ferreira, professor aprovado no concurso, “a busca por apoio da Defensoria Pública é fazer com que a Prefeitura formalize a prorrogação do concurso por mais dois anos para que possamos ser ainda convocados”, destacou.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, Sandra Moura de Sá, fez o atendimento e conseguiu um retorno da Secretaria Municipal de Educação sobre a prorrogação. “Em contato telefônico, a secretária municipal de Educação se comprometeu em prorrogar o concurso e afirmou que dentre as próximas duas semanas terá reunião com o prefeito para discutir a questão das vagas remanescentes. Diante disso, vamos encaminhar ofício a fim de formalizar a informação fornecida por telefone pela secretária”, destacou Sandra.

Ainda de acordo com Riverson Ferreira, os professores estão há um ano e meio apresentando ao município dados que comprovam a carência nas escolas do municipais. “Fizemos um levantamento pelo Diário Oficial de 2016 e houve 233 exonerações com aposentadorias e demissões, por exemplo, e esse número não foi reposto. Somos hoje 292 professores aguardando a convocação. Tivemos ainda uma reunião com a Prefeitura onde ela nos apresentaram alguns dados que provam que existe sim uma carência efetiva na rede, porém ela não ingressa com professores novos” complementou o professor.

Outro integrante do grupo presente durante a reunião, o professor Assunção da Silva, comemorou a atuação da Defensoria Pública. “Desde setembro de 2016, não houve nenhuma convocação. O que a Defensoria conseguiu hoje aqui para gente tem um significado muito forte, porque a secretária de Educação firmou compromisso de prorrogar o concurso e convocar novos professores. Agora vamos esperar isso se concretizar” , comemora o professor.