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Psicossocial da Defensoria registra aumento de 139% nos atendimentos de Juazeiro do Norte

Psicossocial da Defensoria registra aumento de 139% nos atendimentos de Juazeiro do Norte

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O serviço psicossocial da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) tem registrado altos índices de atendimento no Juazeiro do Norte, no sul do Estado. Este ano, de abril a novembro, período inicial da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a equipe da comarca teve 139% mais demandas do que nos mesmos oito meses de 2019.

Foram 6.464 atendimentos nesse recorte de 2020 e 2.694 atendimentos na estratificação referente ao ano passado. Só em novembro deste ano, o serviço fez 1.014 atendimentos à população. Esse total, no comparativo ao mesmo período do ano passado, representa crescimento de mais de 100% nas atividades.

As práticas envolvem desde atendimentos iniciais, acompanhamentos de caso, encaminhamentos internos e externos para a redes de apoio, atividades de grupo e participações nas audiências de conciliações/mediações.

O impulsionamento nos números, de acordo com a coordenadora do setor, psicóloga Andreya Arruda, deu-se pela ampliação das formas de atendimento. “Oferecer a possibilidade de nossos assistidos agilizarem suas demandas de forma remota, seja por e-mail, WhatsApp, ligação ou chamadas virtuais, acabou facilitando o acesso à instituição, o que por sua vez vem ocasionando um crescimento bastante significativo nas demandas. O fato é que a necessidade de estarmos próximos mesmo durante a condição de isolamento estabeleceu um fluxo assertivo e exitoso. Estamos felizes que os setores do psicossocial estejam sendo ainda mais fortalecidos nesse período difícil de pandemia, pois sabemos o quanto essa circunstância potencializa as vulnerabilidades e a necessidade de apoio da instituição”, pontua Andreya.

AUDIÊNCIAS
Outro diferencial que vem acontecendo desde maio é a ação das equipes multidisciplinares do setor nas situações consensuais, o que tem contribuído para um avanço no fluxo das demandas do Juazeiro do Norte, favorecendo o andamento dos processos, principalmente os relacionados a divórcio, guarda e pensão alimentícia. De forma remota, são realizadas por dia até três sessões, todas conduzidas pela psicóloga Aparecida Gonçalves.

“Tem sido muito positivo para os assistidos, pois evita a demora e facilita decisões. Conseguimos conduzir a audiência extrajudicial independentemente da localidade em que as partes se encontram e isso acelera bastante o andamento dos processos. É muito bom ver o Psicossocial contribuindo para o fortalecimento da mediação, que é um método bem mais flexível, promovendo a facilitação do diálogo a fim de que os envolvidos possam chegar à solução do problema de modo em que ambos fiquem satisfeitos”, ressalta.

Para José Ventura Lopes Neto, de 44 anos, o apoio do serviço psicossocial da DPCE foi fundamental para o encaminhamento do divórcio. Ele mora em São Paulo. “Eu e minha ex-companheira já tínhamos decidido de forma consensual pelo fim do casamento. Poder formalizar tudo, mesmo diante desse isolamento, sem que eu precisasse me deslocar, foi muito bom. Profissionais atenciosos tiraram todas as minhas dúvidas e tivemos momentos de escuta e de fala. Me senti super à vontade, como se estivesse em um momento presencial”, avalia.

Andreya Arruda destaca o quanto o olhar do serviço psicossocial é importante para a compreensão e pacificação das partes. “Estarmos integradas às práticas de mediação representa uma grande contribuição jurídica, pois auxiliamos junto à redução das judicializações e no andamento das demandas da Defensoria. Nosso objetivo é sempre contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares em situações onde a convivência esteja fragilizada e os direitos violados, auxiliando no manejo das emoções envolvidas no conflito e ainda que as partes se coloca quem no lugar do outro, dando voz à ambos os lados e facilitar no processo de escuta e de fala das partes”, contextualizou.

SERVIÇO
Região do Cariri: (88) 9.8842.0757 ou 9.9934.8564 ou 9.9680.8667
E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br

OUTROS NÚCLEOS
Direitos da mulher: (85) 9.8560.2709 (8h às 14h) e (85) 9.9294.2844 (11h às 17h)
Direitos da pessoa presa: (85) 9.9171.7476 (8h às 14h) e (85) 9.8163.3839 (11h às 17h)
Direitos da Infância e Juventude: (85) 9.9220.4953 (8h às 14h) e (85) 9.8717.3004 (11h às 17h)
Atendimento inicial da Defensoria (família e cível): (85) 9.9731.0293 (8h às 14h) e (85) 9.8866.4520 (11h às 17h)
Adolescente em Conflito com a Lei: (85) 9.8162.0641 (8h às 14h) e (85) 9.8683.0897 (11h às 17h)

E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br