Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Você está num relacionamento abusivo? Saiba como perceber essa situação

Você está num relacionamento abusivo? Saiba como perceber essa situação

Publicado em

O tema “relacionamento abusivo” voltou a ser pauta nas redes sociais nos últimos dias após algumas polêmicas envolvendo o novo casal formado dentro do reality show Big Brother Brasil, da TV Globo. Iniciada há pouco menos de uma semana, a relação entre a atriz Bruna Griphao (23) e o modelo Gabriel Tavares (24), dentro da casa, já acendeu um alerta para quem olha de fora e enxerga os comportamentos agressivos do participante em relação à jovem.

Nos dias que se seguiram após o primeiro beijo do casal, Gabriel teve algumas falas e ações agressivas com Bruna, como empurrá-la e ameaçar dar cotoveladas na boca dela, mostrando que a violência em um relacionamento tóxico vai muito além da física, podendo ser também psicológica, moral, verbal, entre outras. Mas diferentemente de uma agressão física, a emocional é sutil. Muitas vezes, ela é percebida por uma série de tentativas de manipulação para que o parceiro sinta-se culpado e responsável por todas as ações ruins no relacionamento com o outro.

Em relacionamentos tóxicos, a pessoa tenta intimidar ou desvalorizar a autoestima, a confiança, o equilíbrio, isolar o companheiro(a) e em atitudes desrespeitosas e até ameaçadoras, mantendo um comportamento nocivo e desequilibrado. Se perceber em uma relação abusiva é uma tarefa árdua, pois é preciso romper silêncios. Acontece que, por vezes, a vítima não consegue identificar os primeiros indícios de violência psicológica e emocional vividos por ela.

A supervisora e defensora pública do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Jeritza Braga, explica que  os indícios de um relacionamento abusivo estão diretamente ligados à violência psicológica e emocional. “É difícil de identificar no início esse tipo de violência, porque, geralmente, ela está mascarada como cuidado, amor e proteção, o que não é verdade. A violência psicológica logo pode ser identificada nos comportamentos que limitam a liberdade do outro; seja pela roupa a ser escolhida, pelo lugar que a pessoa deve ou não frequentar, os horários dela, e a forma como fala com a companheria”, pontuou a defensora pública.

Importante salientar que qualquer pessoa que esteja em um relacionamento pode passar pela situação, independente de classe, sexo, gênero ou sexualidade e acontecem não só entre casais mas também entre familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho.

A psicóloga do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem), Úrsula Goes, salienta que os episódios de agressão assistidos no BBB 23 são mais comuns do que se imagina. “Dentro do ciclo da violência, percebe-se que a violência psicológica, que é a primeira manifestação da relação abusiva, ainda não é compreendida pela mulher que está neste lugar. Mas esses comportamentos podem ser identificados facilmente em relacionamentos caracterizados por aspectos negativos, como a manipulação e o controle, o ciúme excessivo, o isolamento da rede de apoio (amigos e familiares), as agressões verbais e jogos emocionais. Os relacionamentos abusivos podem resultar em consequências mais graves, como agressões físicas e, muitas vezes, podem progredir para o feminicídio, alerta Úrsula.

A psicóloga complementa que no relacionamento abusivo, os mecanismos  de controle, ameaça e coação muitas vezes podem vir mascarados pela fala do cuidado, do amor, da exigência de uma reciprocidade e respeito. “Assim, começam de forma muito sutil e vão se intensificando à medida que os laços afetivos entre o casal vão se atingindo um maior grau de intimidade.  Quanto mais ele(a) a ama, mais ele(a) deve se comportar como o outro(a) aprova. Os sentimentos de medo e de culpa estão sempre presentes neste tipo de relacionamento“, complementa Úrsula.

Identificamos a seguir alguns aspectos que podem auxiliar no reconhecimento:

 

Serviço
O Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública existe ainda na Região do Cariri, atendendo na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro, além da sede da DPCE em Crato. Em Sobral, também atende na Casa da Mulher Cearense, instalada este ano.

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem – Fortaleza

Endereço: Casa da Mulher Brasileira – rua Tabuleiro do Norte, s/n, bairro Couto Fernandes – Fortaleza – CE

Telefone: (85) 3108-2986

Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Nudem – Cariri 

Rua André Cartaxo, 370 – Bairro Palmeiral – Crato- CE

Telefone: (88) 3521.2506 / 3521.1112