Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Entrega de EPIs para núcleos da Defensoria no Interior começa dia 4 de agosto; confira calendário

Entrega de EPIs para núcleos da Defensoria no Interior começa dia 4 de agosto; confira calendário

Publicado em

A Coordenadoria de Defensorias do Interior (CDI) definiu nesta quinta-feira (31/7) o calendário de entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros materiais a defensores, defensoras, colaboradores e colaboradoras dos núcleos fora de Fortaleza. Os itens são fundamentais para o início do processo de retomada gradual das atividades presenciais da DPCE, previsto para o dia 24 de agosto.

Conforme o Memorando Circular nº 03/2020, os núcleos estão divididos em dois grupos: os que serão abastecidos por rotas e os que devem enviar representantes para retirada no edifício-sede da Defensoria, localizado no bairro Luciano Cavalcante, na capital. Há dia e hora estabelecidos para ambas as situações (confira listagem abaixo).

As rotas vão iniciar primeiro, em 4 de agosto, encerrando em 11 de agosto. Já as retiradas na sede da DPCE começarão em 12 de agosto, finalizando em 14 de agosto.

Os EPIs e outros produtos devem ser retirados/recebidos preferencialmente por um defensor ou uma defensora que esteja fora do grupo de risco para o novo coronavírus. Essa definição é importante para evitar aglomerações e exposição a um possível contágio da Covid-19, que já matou mais de 90 mil pessoas no Brasil e quase 8 mil só no Ceará. As unidades contempladas em rotas devem seguir uma série de recomendações para definição de local de retirada, todas especificadas no Memorando Circular já encaminhado aos núcleos pela supervisão do CDI.

Para defensores, defensoras, colaboradores e colaboradoras da Capital e do Interior, a DPCE está distribuindo três mil máscaras e 610 escudos faciais. Cada pessoa receberá um kit com três máscaras e um face shield. Além disso, a Defensoria adquiriu 300 litros de álcool em gel 70% (ideal para o combate ao novo coronavírus), que serão utilizados em todos os núcleos, e 20 pulverizadores para esterilização dos espaços. Assim, todos os usuários terão um retorno seguro das atividades presenciais.

Às unidades de Fortaleza, os kits começaram a ser distribuídos no último dia 23 de julho, imediatamente após a Coordenadoria das Defensorias da Capital (CDC) definir o calendário. A entrega encerrará em 11 de agosto. Equipes que perderam o prazo de retirada podem buscar os EPIs e outros materiais a qualquer momento.

A DPCE recebeu ainda 600 máscaras doadas pela Prefeitura de Fortaleza. Elas serão disponibilizadas aos assistidos que, quando o atendimento ao público for retomado, cheguem aos núcleos ou à sede da Defensoria sem o equipamento – cujo uso é obrigatório, conforme determinado em lei. A DPCE também recebeu a doação de cinco totens de álcool em gel.

“O retorno das atividades presenciais da Defensoria será feito de maneira responsável porque é o que o momento nos exige. A retomada será gradual, em fases, e respeitando todas as normas de distanciamento e prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias e de saúde. Nós lidamos com pessoas extremamente vulneráveis e estamos tomando todos os cuidados para nossos espaços não serem agentes de proliferação do coronavírus muito menos o epicentro de uma segunda onda de infecção”, informa a defensora geral Elizabeth Chagas.

 

DEFENSORIAS DO INTERIOR COM DISPONIBILIZAÇÃO DO MATERIAL MEDIANTE ROTA

4 DE AGOSTO

Maracanaú – manhã

 

5 DE AGOSTO

Caucaia – manhã

 

6 DE AGOSTO

Quixadá – 7h30min às 8h30min

Quixeramobim – 8 horas às 11 horas

Mombaça e Acopiara – 9 horas às 12 horas

Iguatu – 10 horas às 13 horas

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – 12 horas às 15 horas

Brejo Santo – 14 horas às 17 horas

Lavras da Mangabeira – 15 horas às 18 horas

 

7 DE AGOSTO

Limoeiro do Norte e Morada Nova – 9 horas às 12 horas

Russas – 10 horas às 13 horas

Aracati – 11 horas às 14 horas

Beberibe – 12 horas às 15 horas

 

10 DE AGOSTO

Sobral – 7h30min às 8h30min

Tianguá – 9 horas às 11 horas

Viçosa do Ceará – 11 horas às 13 horas

Granja – 13 horas às 15 horas

Camocim – 14 horas às 16 horas

 

11 DE AGOSTO

Acaraú – 8 horas às 10 horas

Itapipoca – 10 horas às 13 horas

 

DEFENSORIAS DO INTERIOR COM DISPONIBILIZAÇÃO DO MATERIAL NA SEDE DA DPCE

12 DE AGOSTO

Canindé – 10 horas

Baturité – 11 horas

Tauá – 12 horas

Aquiraz – 13 horas

 

13 DE AGOSTO

Horizonte – 10 horas

Itaitinga – 11 horas

Maranguape – 12 horas

Cascavel – 13 horas

Pacajus – 14 horas

Pacatuba – 15 horas

 

14 DE AGOSTO

São Gonçalo do Amarante – 10 horas

Trairi – 11 horas

Eusébio – 12 horas