Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Caráter preventivo da Tenda Lilás no Fortal é destacado em balanço da operação

Caráter preventivo da Tenda Lilás no Fortal é destacado em balanço da operação

Publicado em

Criada para atendimento psicossocial e encaminhamento de ocorrências de violência contra a mulher no Fortal 2023, a Tenda Lilás cumpriu um papel importante na prevenção de casos dessa natureza. A avaliação positiva da iniciativa foi feita em reunião de representantes dos órgãos envolvidos na força-tarefa, da qual a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) participou em todas as quatro noites de micareta.

Idealizada pela Secretaria Estadual das Mulheres, pasta essa gerida pela vice-governadora Jade Romero, a Tenda Lilás ofereceu serviços da Delegacia da Mulher, atendimento psicológico e da DPCE, que disponibilizou duas defensoras por noite de festa – totalizando oito divididas em quatro equipes que estiveram na Cidade Fortal durante todo o horário de funcionamento do espaço.

“O entendimento foi de que a presença dos órgãos de defesa da mulher dentro do evento teve o efeito de inibir condutas como importunação sexual [ato libidinoso sem o consentimento da vítima]. Então, o balanço foi de que a ação foi muito positiva enquanto medida preventiva. A expectativa é de que as próximas sejam ainda melhores e mais efetivas”, pontua a assessora de Relacionamento Institucional da DPCE, defensora Lia Felismino.

Além dela, também participou do encontro de avaliação da operação representando a DPCE o coordenador das Defensorias da Capital, defensor Manfredo Rommel.

Nesta primeira edição da Tenda Lilás, nenhum atendimento de violência contra mulheres foi registrado. A atuação das defensoras públicas deu-se em abordagens educativas, distribuição de material com orientações sobre como identificar as várias formas de violência e na elucidação de dúvidas das foliãs.

A defensora geral, Elizabeth Chagas, comentou a importância da participação na micareta. “Assim que soube pela vice-governadora Jade Romero que teria o espaço da Tenda Lilás, já coloquei a Defensoria Pública como parceira, por enxergar o pioneirismo e relevância dessa atuação. Não poderíamos ficar distantes de um equipamento como este, cujo objetivo é dar apoio às mulheres e também auxiliar para que a festa acontecesse em um lugar de festa saudável, com diversão e respeito às vontades de cada pessoa. Quero agradecer também as defensoras públicas que estiveram na Tenda Lilás ao longo desses dias, atendendo e orientando mulheres sobre situações de violência ou de importunação sexual”, pontuou Elizabeth.