Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Comunidade acompanhada pela Defensoria Pública recebe Areninha

Comunidade acompanhada pela Defensoria Pública recebe Areninha

Publicado em

Na noite desta terça-feira (30), aconteceu a inauguração da Areninha da Comunidade Conjunto Santa Rita, no Jangurussu, em Fortaleza. Além de campo de jogo society com alambrados e rede, as Areninhas contam com acessos pavimentados e torres de iluminação. O projeto oferece à comunidade espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. A defensora pública geral Elizabeth Chagas visitou o espaço e comemorou a inauguração do ponto de lazer para a comunidade.

A interlocução da Defensoria Pública do Estado do Ceará junto à Comunidade Santa Rita acontece desde 2019, quando o Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da instituição realizou visitas técnicas no local para verificar a estrutura do conjunto habitacional, alvos de alagamentos frequentes em decorrência da proximidade com o Rio Cocó, além de fragilidade em relação às questões estruturais e sanitárias.

À época, o atendimento ficou ao cargo de Elizabeth Chagas, titular do Nuham. “Minha relação com a Comunidade Santa Rita começou quando representantes do bairro estiveram no núcleo para tratar sobre a questão dos alagamentos. Quando vi as fotos e vídeos, percebi as condições precárias de infraestrutura com os ferros aparecendo e fiquei extremamente preocupada. Solicitei o apoio do setor de engenharia, realizamos uma visita a fim de conhecer de perto a situação, e elaboramos um relatório sobre a comunidade. Com isso, conseguimos trazer os holofotes do poder público para a região e essa inauguração significa uma resposta do poder público aos nossos trabalhos realizados à época”, destacou Elizabeth Chagas.

Além disso, a posse popular de Elizabeth Chagas foi na comunidade, quando reafirmou votos junto à população e deu destaque às vozes das comunidades reafirmando a essência da instituição.

“Não podia deixar de passar na comunidade Santa Rita para dar um abraço na Dona Roseli. Hoje o município inaugurou uma areninha e ela estava feliz. É uma comunidade que atende no Núcleo de Habitação e Moradia, fiz minha posse popular como defensora geral lá e fizemos um levantamento, com laudo técnico sobre a situação do lugar, que precisa de atenção e políticas públicas”, complementou Elizabeth.

Maria Roseli da Silva, líder comunitária, destacou a importância do trabalho da Defensoria. “Tudo de bom que acontece aqui eu louvo a Deus e a doutora Elizabeth por ter nos tirado do anonimato, da invisibilidade. Hoje nós somos reconhecidos. Ela trouxe a engenheira da Defensoria que fez um laudo de todo o conjunto do que precisa fazer e dos riscos, pois tem muitas rachaduras aqui. Isso a Prefeitura não tinha feito. Eles ficaram sabendo do problema, do risco que o conjunto que as pessoas correm em morar aqui nesse conjunto, porque nós construímos em regime de mutirão no tempo do prefeito Ciro Ferreira Gomes, ou seja, há trinta anos”, destacou.