Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria integra Projeto Acolher na Comunidade do Coco, em Fortaleza

Defensoria integra Projeto Acolher na Comunidade do Coco, em Fortaleza

Publicado em

A Secretaria da Proteção Social (SPS) antecipou, para esta quinta-feira (27.06), os serviços do Projeto Acolher, ação que leva diversos serviços para a população, dentre eles o da Defensoria Pública do Estado do Ceará. A localidade contemplada foi a Comunidade do Coco, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Participaram da ação os defensores públicos Anna Kelly Nantua e Thiago Filgueiras, que atenderam a população e deram entrada em ações judiciais. 

“Os atendimentos hoje foram principalmente orientações sobre acompanhamento processual e muitos pedidos de segunda via de certidão de nascimento onde a gente fez ofícios para os cartórios. Além disso, orientações em geral, como o de processos criminais e orientações para ingressar com ações de alimentos, divórcio”, pontuou Anna Kelly Nantua. Ao todo, a Defensoria realizou 26 atendimentos durante o dia.  

Promovido em parceria com órgãos estaduais e entidades filantrópicas, o projeto oferece gratuitamente, além dos serviços da DPCE, ações de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio de intermediação com empresas para quem busca trabalho ou empreender. O projeto é levado às comunidades regularmente às sextas-feiras e, excepcionalmente esta semana, aconteceu numa quinta-feira. Os atendimentos da Defensoria acontecem na Van de Direitos, veículo equipado com computadores, internet, gerador, balcão de atendimento, elevador para pessoas com limitações e/ou dificuldades de locomoção. 

A defensora pública Anna Kelly Nantua pontua a importância da Defensoria Pública em ações dessa natureza. “É muito importante porque a gente vê a satisfação das pessoas, a facilidade da Defensoria estar próximo delas. Muitas vão em casa, pegam o documento e voltam para cá. Então, eles têm essa facilidade mesmo da Defensoria estar bem próximo, ali no bairro vizinho da casa deles para resolver demandas que, muitas vezes, eles nem sabem que podem resolver. É muito importante a continuidade desse projeto, porque aproxima a Defensoria dessas pessoas que muitas vezes não sabem aonde ir, aonde se informar e onde procurar ajuda”, complementou.

A próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no projeto será divulgada em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara).