Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria lança campanha focada aos familiares de pessoas desaparecidas

Defensoria lança campanha focada aos familiares de pessoas desaparecidas

Publicado em

Em alusão ao 30 de agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) lançou em seu site institucional uma série de reportagens sobre o desaparecimento de pessoas e a assistência de diversas instituições no acolhimento de familiares das pessoas desaparecidas.

As reportagens contam histórias daqueles que lutam para localizar um parente, dão orientações sobre o direito das famílias de descobrir o que aconteceu, já que é dever do Estado em auxiliar nas buscas, assistência e proteção aos familiares, além de contar o final feliz de uma mãe que localizou o seu filho depois de dois anos desaparecido.

Ao todo, foram quatro reportagens divulgadas com elaboração de identidade visual específica, material de publicidade institucional e campanha nas redes sociais.

  1. Ninguém desaparece sozinho. Famílias vivem o luto da dúvida em casos de desaparecimento – https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/ninguem-desaparece-sozinho-familias-vivem-o-luto-da-duvida-em-casos-de-desaparecimento/
  2. Uma pessoa desapareceu. E agora? – https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/uma-pessoa-desapareceu-e-agora/
  3. Os efeitos jurídicos de um desaparecimento e o papel da Defensoria – https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/os-efeitos-juridicos-de-um-desaparecimento-e-o-papel-da-defensoria-publica/
  4. Pode haver um final feliz: Mãe reencontra filho desaparecido há dois anos – https://www.defensoria.ce.def.br/noticia/pode-haver-final-feliz-mae-reencontra-filho-desaparecido-ha-dois-anos/

A Defensoria integra o Comitê de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas ao lado da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, do Ministério Público do Ceará, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Polícia Civil, da Assessoria Especial da Vice-Governadoria e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Esse trabalho em conjunto potencializa as atividades dessas instituições, agregando parceiros, criando fluxos e protocolos de atendimento.

Em paralelo às matérias divulgadas no site da Defensoria, o Comitê elaborou a campanha “Desaparecidos, uma ausência presente”, com divulgação de cartilha virtual com as principais orientações, folder, banner e camisetas.

Além disso, como parte da campanha, as instituições realizam também ações formativas nas sedes do Vapt Vupt de Fortaleza, conscientizando os cidadãos cearenses sobre o assunto e orientando sobre como agir ao se deparar com uma situação de desaparecimento. As atividades iniciam na segunda-feira (28) à tarde na Unidade Messejana, e seguem nos dias 29 e 31 de agosto e 1º de setembro nas unidades do Centro, Antônio Bezerra e Papicu, respectivamente, nos turnos da manhã.