Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de inauguração de NPJ em Quixadá

Defensoria participa de inauguração de NPJ em Quixadá

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado participou, nesta quarta-feira (19/9), da solenidade de inauguração do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Dom Adélio Tomasin – Fadat, localizada no município de Quixadá. O espaço é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre as instituições, sendo, portanto, mais uma porta de acesso à justiça para a população local, além de oportunizar aos estudantes da unidade uma vivência prática e aprimoramento profissional.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, esteve presente, juntamente com a coordenadora das Defensorias do Interior Sheila Florêncio, e o defensor público titular da comarca, Júlio César. O diretor Institucional, José Nilson Ferreira Gomes Filho; e o coordenador do Curso de Direito, Francisco das Chagas da Silva conduziram a cerimônia.

Elizabeth Chagas destacou que a celebração é motivo de alegria. “Queremos que os alunos, para além das academias, leituras, jurisprudências, tenham contato com a prática, com o povo. A Defensoria é do servir. A Defensoria existe por uma razão social. Nós fomos ungidos pela população e, a partir daí, a gente busca honrar esse mandato que foi nos dado, para que o defensorar, como a gente chama, seja a tradução do que a população quis quando brigou, lá atrás, para que a Defensoria Pública. É isso que a gente quer. A Defensoria é o meio para que a gente possa chegar até o povo”, frisou a defensora geral.

O defensor Júlio César destacou a satisfação de participar do momento. “Estou muito honrado de participar desta inauguração. Aqui é o curso que começa por alguém que venceu na vida e sabe o esforço e a importância do estudo nas nossas vidas. Vivo Defensoria Pública, sou defensor público e no dia que Deus me tirar o cargo de defensor público ele me leve para perto dele, porque eu não sei fazer outra coisa a não ser defensor público. Por isso eu digo que meu sangue é verde, porque é verde Defensoria Pública”.

O espaço conta com salas para triagem, mediação e conciliação, júri simulado e gabinete individualizado para atendimento com o(a) defensor(a) público(a). Alunos, professores e autoridades locais também estiveram presentes na celebração do início das atividades do Núcleo de Prática Jurídicas. Paulo Gabriel Gonzaga, estudante do 5º semestre e presidente do Centro Acadêmico Paulo Bonavides, o início das atividades simboliza um grande passo na construção de profissionais de excelência e fortalecimento do acesso à justiça. “A inauguração é uma grande oportunidade de aprimorarmos nossa prática e ainda garantir de forma essencial o acesso à justiça àqueles que estão em condição de vulnerabilidade social. É um grande marco para a instituição e para a sociedade quixadaense que agora poderá contar com mais espaço de atendimento”, afirmou.

Projeto Carreira Jurídica – Após o descerramento da placa e visita às instalações do novo equipamento, a defensora pública geral subiu ao palco do auditório da faculdade como convidada da segunda ação do projeto Carreira Jurídica da Fadat.

O momento visa proporcionar aos alunos uma maior proximidade com as nuances das carreiras juridicas. Elizabeth Chagas dividiu com os discentes as surpresas de sua trajetória e que, inclusive, natural da Paraíba, ser defensora não era o seu sonho de carreira. “Eram sete pessoas no carro a caminho de Fortaleza, eu a única mulher. Vim sem nenhuma pretensão. Após a prova conferindo as questões, só as minhas eram diferentes. Quando o resultado saiu fui a única que tinha passado. Voltei para fazer a prova oral. Depois tive notícia da minha aprovação. Quando comecei a perceber que era possível mudar vidas, ter impacto social no exercício da minha função, me apaixonei. Não me vejo fazendo outra coisa. Na Defensoria não há limites para transformação!”, exclamou.

Após a conversa, foi aberto espaço para que os participantes pudessem realizar perguntas.