Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria produz série sobre desafios e direitos das pessoas com deficiência; tema é campanha da Anadep

Defensoria produz série sobre desafios e direitos das pessoas com deficiência; tema é campanha da Anadep

Publicado em

Foco de campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), em parceria com o Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege),  os desafios e direitos das Pessoas com Deficiência (PcDs) pautaram a mais nova série de reportagens especiais da Defensoria Pública do Ceará (DPCE). O material foi ao ar no site oficial da instituição entre os dias 16 e 19 de maio.

A partir do depoimento de defensores, colaboradores e parceiros da DPCE que são PcDs ou convivem com PcDs, além de personalidades e estudiosos do tema, os textos revelam o cotidiano de uma população ainda invisibilizada, mesmo sendo composta no Brasil por mais de 17 milhões de indivíduos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A série conta a história de Eduarda Albuquerque. Aos 23 anos, ela tem deficiência visual e atua na DPCE em Sobral com a ajuda de Etevaldo, o computador de estimação. Em seguida, a trajetória do jornalista Carlos Viana é destaque para expor que apenas 23% da população com deficiência está empregada e as barreiras de acessibilidade e inclusão.

A terceira reportagem da série debate as principais demandas de PcDs na Defensoria do Ceará. Acesso à saúde e educação são as principais causas que chegam aos balcões, algo que Renata Fernandes e Mauro Costa sabem porque precisaram da assistência jurídica da instituição para lidar com uma questão do filho, autista, de dez anos.

Por fim, o defensor Weimar Montoril narra as lutas que ainda precisa travar para garantir os direitos do filho, de 13 anos, na escola. Uma luta similar a do filósofo Marcelo Zig, que se tornou PcD já adulto, e da vereadora e digital influencer Thabatta Pimenta em prol do irmão, Ryan, que é cadeirante desde criança.

 

Confira!

“Nossa causa de vida vai além de qualquer deficiência”

Acessibilidade é fundamental para que os direitos da pessoa com deficiência sejam acessados

Acesso à saúde e por educação inclusiva são as principais demandas das pessoas com deficiência na Defensoria

Quando o preconceito prejudica ou impede o acesso a direitos: a luta anticapacitista é de todas, todos e todes