Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Live discute exame de DNA e investigação de paternidade dentro da campanha Meu Pai Tem Nome.

Live discute exame de DNA e investigação de paternidade dentro da campanha Meu Pai Tem Nome.

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE), através do projeto Laços de Família e da Escola Superior da instituição (ESDP), e o Centro Universitário Uninta promovem nesta quarta-feira (16/2) a live “DNA, investigação de paternidade”, pelo YouTube da Defensoria.

O evento integra o calendário de atividades no Ceará da campanha “Meu pai tem nome”, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A transmissão será feita pelo canal da DPCE no YouTube e será aberta ao público, com início às 16 horas.

O debate será conduzido pelo supervisor do projeto Laços de Família, defensor público David Gomes Pontes, e terá como palestrantes o especialista em análises clínicas, mestre em Biotecnologia e professor do Uninta, biomédico Allan Teixeira, e o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do Uninta, advogado Fabiano Ribeiro.

A campanha “Meu pai tem nome” será marcada por um mutirão nacional de reconhecimento de paternidade, cujas inscrições iniciaram nesta terça-feira (15/2) e vão até 7 de março. Para participar, basta o interessado efetuar inscrição preenchendo o formulário on-line da mobilização (clique aqui (inserir link)). Os atendimentos de mães, pais e filhos acontecerão no dia 12/3, nas sedes da Defensoria nas cidades de Fortaleza, Crato, na Região do Cariri, e Sobral, na Região Norte.

De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o índice de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento cresceu pelo quarto ano consecutivo no Brasil. O levantamento também mostra que quase 100 mil crianças nascidas em 2021 não têm o nome do pai no registro civil. No Ceará, uma média de 6,4 mil crianças são registradas todo ano sem o nome do pai na certidão. Em 2021, foram 8.148, maior número desde 2016.

SERVIÇO

Live: DNA, investigação de paternidade

Transmissão ao vivo às 16h no YouTube da Defensoria Pública.